O que o Brasil e os países africanos que falam português têm em comum? Muito mais do que o idioma, revela a exposição “Países Espelhados: objetos, imagens, sabores, memórias: encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa”, em cartaz no Sesc Consolação até 27 de fevereiro de 2021.
Com curadoria de Renato Imbroisi, a mostra busca celebrar os intercâmbios culturais e traços comuns entre esses povos distantes e também revelar a alegria de se reconhecer no outro. Assim, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe são retratados em imagens, objetos de arte e artesanato, têxteis, esculturas e criações literárias.
“É comum para nós, brasileiros, sermos surpreendidos ao desembarcar nestes países, até pelo jeito de falar português, diferente do nosso e do de Portugal também. Há uma sensação de reconhecimento, a impressão de estar perto de casa, ou de já ter visto alguma coisa dali, vivido situação semelhante. Ao mesmo tempo, a diversidade cultural traz admiração e o prazer de se deparar com algo novo, com identidade própria definida, diferente de nós e, por isso mesmo, encantador”, destaca Renato Imbroisi.
Importante: é necessário agendamento prévio online. Mais informações no site sescsp.org.br/consolacao. O programa da exposição pode ser acessado aqui.
Fotos: Lena Trindade e Lucas Moura / divulgação