Cantina Benta

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando a sensibilidade e o talento se unem, o resultado não pode ser nada menos que encantador. Foi assim com o projeto Cantina Benta, que tive a alegria de conferir em Bento Gonçalves, RS, no mês passado. Uma ação do Sindmóveis em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, o projeto tinha como objetivo a revitalização do artesanato da serra gaúcha, mas sempre com a preocupação de preservar a cultura local e valorizar materiais e técnicas já consolidados – e, claro, com o aporte do design.
Assim, as arquitetas gaúchas Tina e Lui (como são conhecidas Maria Cristina de Azevedo Moura e Ana Luisa Lo Pumo) e o designer têxtil carioca Renato Imbroisi coordenaram whorkshops com artesãs de comunidades rurais da região, que reinterpretaram técnicas como bordado, croché, macramê e cestaria, a partir de um tema caro aos habitantes desta cidade de colonização italiana: a comida. O resultado? Peças que, a memória afetiva local, contam histórias e emocionam. As belas fotos deste post, clicadas por Lucas Moura, mostram alguns dos artesãos (foram mais de 30) orgulhosos de suas criações e transmitem bem o espírito de todo o projeto.
Após o lançamento oficial, que aconteceu durante a Casa Brasil, os canais de comercialização ainda estão sendo definidos. Por enquanto, pedidos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.