Intercâmbio cultural entre Brasil e países africanos é tema de exposição em São Paulo

Tempo de leitura: 3 minutos
Moçambicana com pasta da raiz mussiro, que protege a pele do rosto, e colar em pau preto esculpido por artesãos Makonde

O que o Brasil e os países africanos que falam português têm em comum? Muito mais do que o idioma, revela a exposição “Países Espelhados: objetos, imagens, sabores, memórias: encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa”, em cartaz no Sesc Consolação até 27 de fevereiro de 2021.

Artesã com espelho em madeira esculpido à mão, São Tomé e Príncipe

Com curadoria de Renato Imbroisi, a mostra busca celebrar os intercâmbios culturais e traços comuns entre esses povos distantes e também revelar a alegria de se reconhecer no outro. Assim, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe são retratados em imagens, objetos de arte e artesanato, têxteis, esculturas e criações literárias.

Detalhe de esteiras de palha, Cabo Delgado, Moçambique
Esteira de palha piaçava, Bahia, Brasil

“É comum para nós, brasileiros, sermos surpreendidos ao desembarcar nestes países, até pelo jeito de falar português, diferente do nosso e do de Portugal também. Há uma sensação de reconhecimento, a impressão de estar perto de casa, ou de já ter visto alguma coisa dali, vivido situação semelhante. Ao mesmo tempo, a diversidade cultural traz admiração e o prazer de se deparar com algo novo, com identidade própria definida, diferente de nós e, por isso mesmo, encantador”, destaca Renato Imbroisi.

Tecidos feitos em tear manual com tiras de panos, Brasil
Tecido artesanal com detalhes em crochê, Minas Gerais, Brasil

Importante: é necessário agendamento prévio online. Mais informações no site sescsp.org.br/consolacao. O programa da exposição pode ser acessado aqui.

Fotos: Lena Trindade e Lucas Moura / divulgação

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.