
Um manifesto visual do estilo de vida carioca. Assim é a primeira flagship da Farm ETC, recém-inaugurada na rua Garcia d’Ávila, em Ipanema, e projetada por várias mentes criativas.
Já na fachada chama atenção o Cobogó assinado pelo Estúdio Campana: brasileiríssimo e muito presente na cultura carioca, esse componente arquitetônico traz as letras da marca, reforçando a identidade e ao mesmo tempo resultando num espaço visualmente permeável, com fluidez entre o interior e o exterior.



A arquitetura e os interiores ficaram a cargo do escritório Be.bo, liderado por Bel Lobo, que pensou num espaço para materializar toda a liberdade da orla carioca. Assim como a praia, o espaço se transforma ao longo do dia, tirando partido do mobiliário solto com referência a itens como a bicicleta cooler e a barraca de praia.
Um elemento fundamental nessa proposta é a arquibancada logo na entrada da flagship: criada em referência à Pedra do Arpoador, é um convite ao encontro. Feita com material reciclado — derivado de resíduos como garrafas de xampu, tampas e potes plásticos (em parceria com a Arte 8 Reciclagem) — a arquibancada foi pensada para ser vivida: serve de expositor, mas também convida a sentar, marcar um ponto de encontro ou simplesmente observar o movimento.





A flagship conta ainda com um jardim externo, também concebido pelo Estúdio Campana. Lá, palmeiras de Palmito — escolhidas para representar a vegetação da Mata Atlântica — se somam aos balanços Bubble, que dão a impressão de flutuar e reforçam a leveza buscada para o espaço. Pra fechar a atmosfera afetiva e bem-humorada do espaço, entram em cena esculturas de macaquinhos e do icônico vira-lata caramelo.




“O projeto para a FARM ETC é enraizado no conceito da multiplicidade, da transparência e leveza. É a liberdade em sua essência, uma característica fundamental que une o Estúdio Campana e a FARM Rio”, conta Humberto Campana. Já quero conhecer de perto!
Fotos: Derek Mangabeira, Fernando Laszlo (balanço Bubble – still) e divulgação.
