Nos últimos anos de FuoriSalone, temos visto eventos organizados por empresas que não são necessariamente de mobiliário ou de design. As marcas têm percebido que utilizar a semana mais importante de design do mundo para associar seu nome a uma instalação criada por um designer ou estúdio famoso ou um estúdio importante pode ser uma ótima estratégia para ser notada e/ou reafirmar seus valores.
A Buccellati, histórica marca italiana de joalheria e acessórios de luxo, é um exemplo disso. Em seu segundo ano de participação na Milano Design Week, a marca chamou o arquiteto e designer Michele De Lucchi para criar uma instalação no terraço do edifício que abriga a sua sede administrativa. O objetivo era homenagear a nova coleção que a marca está lançando em colaboração com a Venini, icônica empresa veneziana que produz objetos em vidro soprados de Murano.
A coleção Rosso Meraviglia é composta por produtos com forte caráter artesanal que misturam a prata da Buccellati com o vidro da Venini, cuja cor vermelha é protagonista. No mix dos objetos é possível reconhecer alguns produtos icônicos da Venini, como o vaso Deco, criado por Napoleone Martinuzzi em 1930, que aqui alterna a prata com o vidro opalino em seus anéis, ou como o vaso Fazzoletto, desenhado em 1948 por Fulvio Biancone e aqui enriquecido com folhas e frutas de prata em sua base.
Para fazer o storytelling da coleção Rosso Meraviglia, De Lucchi criou, junto com o seu estúdio multidisciplinar AMDL Circle, uma estrutura vermelha sobre o terraço que já chamava a atenção de quem avistava o prédio a partir das ruas vizinhas. A cobertura foi inspirada no interior do Pantheon de Roma, com características lacunares e caixotões piramidais dispostos em três filas que “fechavam” o terraço, gerando profundidade e efeitos luminosos que mudavam constantemente conforme o ângulo de visão e o momento do dia.
Cada estrutura metálica dos caixotões foi revestida com três camadas de uma rede de corda com a trama bem aberta, cujo objetivo era valorizar a importância do trabalho artesanal italiano como aquele das joias expostas. Em alguns pontos, a estrutura se interrompia e era possível admirar o lindo skyline ao redor do edifício, que conta inclusive com ruínas romanas.
A artista chinesa-americana Lily Kwong, cujo trabalho mescla design urbano, horticultura e arte contemporânea, foi responsável por completar o espaço e dar suporte às peças da coleção Rosso Meraviglia. Lily criou uma instalação botânica feita principalmente com plantas carnívoras que, colocadas de maneira orgânica no terraço, intercalavam o espaço com os produtos expostos, num verdadeiro jogo de mimetismo entre natureza e design.
O contexto da instalação e a paleta formada pelas cores vermelha e prata das peças da coleção, pela estrutura vermelha e pelo verde da instalação botânica era refinada como a marca Buccellati, e os produtos expostos dessa maneira resplendiam, deixando claro todo o luxo, tradição e o “saper fare” artesanal italiano que envolvem a coleção.
A estrutura continuará montada por algumas semanas, para eventos privados da empresa, e depois será completamente removida. Resta saber com qual surpresa a Buccellati irá nos encantar nas próximas Milano Design Weeks.
(Texto: Flavia Paes Lourenção • Fotos: Flavia Paes Lourenção e divulgação)
Excelente texto. Claro, objetivo e bem ilustrado. Através dele e de suas fotos conseguimos nos inspirar, sentir e ter uma idéia muito abrangente da instalação.