Impressão 3D em madeira: economia circular no design

Tempo de leitura: 3 minutos

Parece, mas não é… Esse vaso de madeira aí de cima não foi esculpido, como pode aparentar à primeira vista, mas furto de uma impressão 3D em madeira. Sim, você leu certo: agora é possível imprimir produtos em madeira.

Fiquei bem animada com a notícia, e explico o porquê. Os processos industriais usados hoje para a produção de móveis e objetos em madeira (e também para fabricar papel) acabam gerando até 50% de resíduos. A ideia da empresa Forust, que desenvolveu esse sistema pioneiro de impressão 3D de madeira em alta velocidade, é criar uma economia circular fechada para a indústria madeireira. A empresa também busca tornar a impressão 3D em madeira algo acessível (como informa em seu site), o que é mais uma vantagem, na minha opinião.

Dando a largada em grande estilo

Para projetar os objetos da coleção inaugural, chamada Vine, a Forust convidou o designer Yves Béhar e seu escritório Fuseproject. São quatro utensílios domésticos: um vaso (que pode ser usado também como porta-lápis, porta-pincéis, porta-colheres…), um bowl, um cesto e uma bandeja. O processo também pode ser usado para imprimir móveis e outros itens.

De acordo com Béhar em sua conta no Instagram, “todos os componentes usados ​​no processo Forust são provenientes de resíduos de árvores:
– O aglutinante é feito de seiva de árvore e lignina;
– O pó é uma mistura de serragem e farinha de madeira;
– Nenhum outro produto químico é usado além de verniz.”

Segundo a Forust, “ao contrário do aglomerado ou do laminado, a madeira impressa em 3D, rematerializada digitalmente, tem uma granulação que flui por toda a peça e pode ser lixada e repintada. O processo Forust tem a capacidade de imitar quase qualquer grão de madeira, de freixo a zebrano, de ébano a mogno”.

Não é demais? Certamente ainda vai ter muito desenvolvimento pela frente, mas o potencial é enorme!

(Fotos: divulgação Fuseproject)

Um comentário sobre “Impressão 3D em madeira: economia circular no design

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.