Pós-modernismo tropical

Tempo de leitura: 2 minutos
Vista da exposição – em primeiro plano, a linha Transatlântica, de Brunno Jahara para a Vista Alegre – os demais produtos são criações de Rodrigo Almeida

O público tcheco está mais perto do design brasileiro. É que está acontecendo em Praga uma exposição focada na criação de dois designers proeminentes da nova geração brazuca: Rodrigo Almeida e Brunno Jahara.

Realizada pela galeria Kvalitár e com curadoria de Jana Bernartová e Jan Kratochvil, Brazil II: Design é a primeira mostra de design brasileiro em solo tcheco e segue em cartaz até 14 de fevereiro de 2014. A exposição dá sequência a uma mostra sobre arquitetura brasileira modernista.

Vista geral da exposição na galeria Kvalitár, em Praga

Com um trabalho que oscila entre a escultura e o mobiliário, Rodrigo Almeida se destaca pela produção de peças únicas ou fabricadas em pequenas séries. “As múltiplas cores e formas do interior do Brasil, assim como a diversão dos carnavais e as lições aprendidas com o pós-modernismo europeu dos anos 1970 e 1980” são fatores que os curadores apontam como destaques na produção de Rodrigo. Carnaval à parte, a meu ver o resto faz sentido. “Rodrigo Almeida foi escolhido deliberadamente para representar o design brasileiro, em contraponto direto ao já conhecido modernismo brasileiro enfatizado na exposição sobre arquitetura”.

Luminária de Rodrigo Almeida

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.