Casa Brasil NY divulga o bom design brasileiro em solo americano

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando a gente vê o design brasileiro – e, por consequência, o próprio país – bem representado em terras estrangeiras, mostrando todo seu potencial, sua riqueza e sua diversidade… ah, que orgulho que dá!

Pois foi o que aconteceu quando visitei a Casa Brasil, realizada em Nova York durante a semana de design local. A iniciativa conjunta da Apex Brasil e da Abimóvel tem o objetivo de divulgar o design verde-amarelo nos EUA e incentivar a exportação de produtos com design autoral.

Aberta ao público em 11 de maio, a exposição ficará em cartaz até esta quarta-feira, 25 de maio. A curadoria está super afinada e ficou a cargo de um grupo de designers da ADP (Associação Nacional dos Designers de Produto): Natasha Schlobach, Nina Coimbra, Simone Turíbio, Dimitri Lociks, Victor Leite, Rodrigo Erthal e Estevão Toledo selecionaram móveis, luminárias, revestimentos e têxteis de mais de 100 designers e 69 empresas.

Com base no tema “Brasil in Natura, Terra Adentro”, os curadores organizaram um percurso pelas regiões do país, mesclando produtos de designers consagrados e em ascensão. Também merece destaque a presença do artesanato alagoano (Alagoas Feita à Mão), com a curadoria certeira de Marco Aurélio Pulcherio (Marco 500) e Rodrigo Ambrosio.

Some-se a isso a bela cenografia criada pelo Estúdio Estojo, aliada às projeções desenvolvidas por Felipe Brito com cenas de paisagens, fauna e flora de cada lugar, e eis uma experiência imersiva no design e na cultura do nosso país. O lighting design é de Osvaldo Perrenoud.

Tentei ser sintética, mas ainda assim serão muitas fotos, porque a mostra estava realmente incrível. Então tira um tempinho e vem visitar a Casa Brasil NY comigo!

2 comentários em “Casa Brasil NY divulga o bom design brasileiro em solo americano

  1. Ótima seleção, mas ficaram faltando a cadeira “Um pé de quê?”, um par de bengalas e a luminária “Depois De Waldemar Cordeiro”, 3 desenhos meus, e execução idem, premiados no A’Design Awards 2022 – Bronze, Prata e Prata, respectivamente 🙂

    1. Oi Álvaro! Essas peças estavam na exposição? Não me lembro de tê-las visto. E que legal saber dos prêmios, parabéns!

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.