Brasil tem 28 projetos premiados no iF Design Award 2022

Tempo de leitura: 5 minutos

Aconteceu anteontem, em Berlim, a cerimônia de premiação do iF DESIGN AWARD — também conhecido por muitos como “o Oscar do design”, tamanha sua importância no contexto mundial.

Este ano, o Brasil teve 28 projetos premiados (dez a mais do que em 2021!), em diversas categorias: produto, embalagem, comunicação, design de interiores, arquitetura e design de serviço. “Ganhar um iF Gold Award é algo único e merecido, são escolhidos projetos de grande destaque entre todos os inscritos e ter um projeto brasileiro entre eles nos enche de orgulho e nos faz ter a certeza que o Brasil é um país com potencial e cheio de criatividade”, comenta Juliana Buso, relações internacionais do Centro Brasil Design e representante do iF no Brasil. Concordo totalmente!

Abaixo, meus Top 10 dentre os projetos brasileiros reconhecidos com o iF (você pode conferir a lista completa clicando aqui). Muito orgulho do nosso design, parabéns a todos premiados!

Cobogó Mundaú, design Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio para Portobello

Feito com de cascas de sururú (62,5%), molusco abundante em Alagoas (e que gera mais de 300 toneladas de resíduos por mês). Uma solução sustentável, que promove a economia circular e gera renda para a comunidade local. (Falo mais sobre ela nessa matéria aqui)

Luminária Atmo, design Ricardo Fahl, da Omega Light

Minúscula no tamanho (graças à miniaturização das fontes de luz LED), impressiona pelo projeto inteligente e pelo desempenho. A luz pode ser direta ou indireta, bastando, para isso, a inversão da posição da cúpula (o que é absurdamente simples, já que o sistema de contato elétrico e a fixação são feitos por meio de ímãs).

N Coisas, design Stark Studio para +55 Design

Originalmente criado para ser um biombo dobrável, o N Things tornou-se um módulo multifuncional, que pode dar origem a diferentes produtos, como base de mesa, rede e objetos de decoração.

Ducha Toró, design Play Arquitetura para Docol

Ligando-se a uma mangueira de jardim padrão com um simples clique, elimina a necessidade de um ponto de água específico.

Cadeira AL13, design e produção Jabuticasa

Mesclando alumínio e madeira, a cadeira explora o diálogo entre materiais contrastantes. O elemento central do projeto é a fita de alumínio fundido, que abraça os pés da cadeira criando um efeito de suporte mútuo. Não à toa, o  nome do produto é uma referência direta ao símbolo do Alumínio na tabela periódica (AL) e ao seu peso atômico (13).

Testador de sangue Hilab, design e produção Hi Technologies – prêmio iF Gold

Um serviço de saúde inteligente, móvel e remoto que suporta testes de diagnóstico com base em apenas uma gota de sangue. “Além de sua interação de serviço bem projetada, a Hilab usa IA para interpretação rápida de resultados ao lado de especialistas que fazem login online. O que se destaca com este serviço é sua centralidade no usuário e potencial para uso em ambientes remotos”, diz o júri do iF.

Garrafa térmica Exata, design e produção Tramontina

A forma minimalista, combinada ao excelente desempenho térmico e funcional (fluxo ajustável e bico sem gotejamento) e ao preço acessível garantiram o prêmio. Pra mim, que adoro chá, o ponto alto é o infusor patenteado, que permanece conectado no interior da garrafa mesmo na hora de servir.

Mesa Wabi, design e produção Cremme

A estética wabi-sabi – conceito estético japonês em que o senso de beleza é “imperfeito, impermanente e incompleto” – inspirou essa mesa e lhe deu o nome. A sensação de leveza é resultado do uso de uma estrutura de aço, revestida à mão com lâminas de madeira. A mesa poderia ter sido fabricada na Ásia de forma mais barata, mas é produzida no Brasil para reduzir o impacto ambiental.

Fiat Pulse, design e produção Fiat (Stellantis)

A forma exterior desse utilitário esportivo é baseada no tratamento de superfície orgânico e horizontal com proporções inspiradas no design italiano.

Porta-alimentos Hoop, design e produção Coza Design

Uma homenagem aos 100 anos da Bauhaus, é inspirada nas formas geométricas típicas da escola alemã. Projetado para servir, transportar e armazenar – e outro exemplo de design acessível, concebido para chegar ao grande público.

(Fotos: divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.