Cadeira Sul, design Dimitrih Correa: estrutura sólida para tempos difíceis

Tempo de leitura: 2 minutos

“É uma reflexão sobre esse momento em que vivemos, permeado de incertezas”, conta o designer Dimitrih Correa sobre a cadeira Sul, que mostro aqui neste post. A peça integra a coleção Pesse, composta também por mesa de jantar, estante e rack. “Pesse é a canoa ou barco mais antigo já encontrado feito pelo homem que perdura até hoje. Fica no Drents Museum em Assen, Holanda”, conta Dimitrih. Uma peça robusta e que perdurou no tempo, boa referência para quem navega por tempos difíceis.

“Tem a ver com o leme, que dá o rumo ou direção ao barco”, responde ele quando questiono sobre o encosto robusto. Achei poético. Na verdade, gosto muito quando um designer não escolhe o caminho mais fácil, ou confortável, para a criação de um produto.

Aqui, Dimitrih inverteu as proporções convencionais da cadeira e criou uma disparidade entre os apoios dianteiros e traseiros. O resultado tem uma pegada bem arquitetônica — não sei por que, mas quando eu olho para a construção dessa peça, enxergo no conjunto entre os dois pés traseiros e o encosto uma espécie de portal.

Para fabricar a linha Pesse, Dimitrih usou pau-marfim encontrado em uma serraria antiga do Rio, estava armazenado lá havia 30 anos. A produção é totalmente feita por ele em sua oficina no centro do Rio de Janeiro  — inclusive a palhinha, que aprendeu a tramar sozinho.

(Fotos: divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.