Fazer atividade física em casa (para além da esteira ou da bicicleta ergométrica) era um movimento que já vinha despontando, mas que certamente ganhou força com a pandemia de Covid-19. De aplicativos com programas de treinamento, vídeos disponíveis no YouTube ou aulas online em tempo real… são muitas as opções. Mas nenhuma me parece tão atrativa quanto estas duas que mostro aqui.
Mirror, lançada em 2018, é uma tela espelhada que projeta a imagem do professor e ao mesmo tempo reflete a do aluno, que assim pode corrigir eventuais erros. Ah, e também fornece dados sobre a performance no exercício, batimentos cardíacos etc. Pra melhorar, o equipamento ocupa pouquíssimo espaço em planta e, quando desligado, parece apenas um espelho.
Já o Forme, ainda em fase de pré-venda, tem uma proposta semelhante, mas levada além: é possível acoplar braços ao “espelho” para treino de resistência — após o treino, basta girá-los e guardá-los dentro da própria estrutura — ou ainda uma barra de apoio. Sensores 3D capturam os movimentos do usuário e criam um histórico dos treinos para programar automaticamente a próxima sessão; o sistema também ajusta os pesos em tempo real, conforme a performance.
Em desenvolvimento há três anos e meio, o Forme tem projeto do escritório Fuseproject, encabeçado por Yves Béhar, um dos mais renomados designers industriais da atualidade.
Pois é… sabe aquela esteira ou bicicleta ergométrica que você tinha em casa e virou cabide (antes da pandemia, claro)? Isso não deve acontecer com os estes dois equipamentos (que, infelizmente, estão disponíveis apenas nos Estados Unidos — pelo menos por enquanto).
(Fotos: divulgação)