Colorir com água

Tempo de leitura: 3 minutos

Adoro quando os designers se atrevem a pensar fora da caixa. Experimentando, chegam a soluções originais e capazes de cativar não só pela estética, mas pela surpresa que causam. Pois os produtos que posto aqui hoje são resultado de uma abordagem nada convencional: as designers resolveram usar a água para “pintar” suas criações. Parece impossível? Na verdade, é até simples: elas usam a água como veículo para distribuir a tinta na superfície das peças.
No projeto Marbelous Wood (fotos a seguir), a dinamarquesa Pernille Snedker Hansen resgata uma técnica bem antiga: a marmorização. A grande sacada foi usá-la para colorir pisos de madeira, que, depois de paginados, criam lindas estampas. Além da combinação de cores ser bem bacana, Pernille consegue criar diferentes padrões nos ladrilhos: listras, ondas, arcos… O resultado não é nada menos que incrível. Eu não ia achar ruim ter esses pisos em casa… 🙂

As primeiras peças da série Marbelous Wood surgiram 2011, mas o projeto continua em desenvolvimento até hoje, para a criação de novos desenhos. O vídeo a seguir mostra o processo de criação da designer, vale assistir!

Outro exemplo genial é a série Landscape of Gravity (fotos a seguir), recém-lançada pela finlandesa Kirsi Enkovaara, hoje baseada em Londres. Aqui, ela soma o movimento dado pela água ao efeito da gravidade criando uma impressão bastante dinâmica. Nessa coleção, vasos com um buraco no fundo são preenchidos com água, na superfície da qual é depositada a tinta a óleo. Em seguida, o buraco no fundo do vaso é aberto para a água escoar. Esse fenômeno da gravidade empurrando a água para baixo transmite o movimento da água para a superfície do vaso à medida que o nível da água vai diminuindo. Também foram feitas outras peças, como mesa e uma estante de parede.
Porque “colorir com água” pode ser muito mais do usar aquarela!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.