Sutileza nos novos tapetes de Alessandra Delgado

Tempo de leitura: 2 minutos

Menos é mais — a frase (criada por Louis Sullivan e eternizada por Mies van der Rohe) foi mencionada hoje pela designer Alessandra Delgado no lançamento online de sua nova coleção de tapetes para a Punto e Filo. O nome da coleção? Minus (menos, em latim). 

Tapete Lina, design Alessandra Delgado para a Punto e Filo

E seguindo nesta toada, mostro aqui três modelos que me chamaram atenção justamente pela sutileza. O primeiro deles, Lina, presta uma homenagem à arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O que à primeira vista parece um tom sobre tom é, na verdade, um único fio, da mesma cor, mas que se vale de um recurso para gerar duas percepções de cor distintas: pontos diferentes. Enquanto a parte mais escura é executada em pelo cortado, a parte mais clara exibe o ponto bouclé

O segundo e o terceiro modelos, Alvorada e Pauliceia, celebram as tão famosas curvas de Oscar Niemeyer, mas com um contraste bem delicado. “Os produtos com menos contraste são os mais difíceis de visualizar como ficarão depois de prontos”, contou Alessandra. Alguns desafios: “como fazer com que esse desenho numa cor só ficasse impactante, qual o melhor fio, as diferenças das alturas de pelo”.

Tapete Alvorada, design Alessandra Delgado para a Punto e Filo

E eis que o velho Mies volta à cena, já que ao ver estas peças imediatamente penso na sua segunda frase mais famosa: “Deus está nos detalhes”. 

Tapete Pauliceia, design Alessandra Delgado para a Punto e Filo

(Fotos: Marco Antonio / divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.