Design para exercícios em casa: espelho se transforma em academia

Tempo de leitura: 2 minutos

Fazer atividade física em casa (para além da esteira ou da bicicleta ergométrica) era um movimento que já vinha despontando, mas que certamente ganhou força com a pandemia de Covid-19. De aplicativos com programas de treinamento, vídeos disponíveis no YouTube ou aulas online em tempo real… são muitas as opções. Mas nenhuma me parece tão atrativa quanto estas duas que mostro aqui.

Mirror em uso: o equipamento pode ser fixado à parede ou apoiado no chão

Mirror, lançada em 2018, é uma tela espelhada que projeta a imagem do professor e ao mesmo tempo reflete a do aluno, que assim pode corrigir eventuais erros. Ah, e também fornece dados sobre a performance no exercício, batimentos cardíacos etc. Pra melhorar, o equipamento ocupa pouquíssimo espaço em planta e, quando desligado, parece apenas um espelho.

Quando não está em uso, o Mirror “some” e parece um espelho comum

Já o Forme, ainda em fase de pré-venda, tem uma proposta semelhante, mas levada além: é possível acoplar braços ao “espelho” para treino de resistência — após o treino, basta girá-los e guardá-los dentro da própria estrutura — ou ainda uma barra de apoio. Sensores 3D capturam os movimentos do usuário e criam um histórico dos treinos para programar automaticamente a próxima sessão; o sistema também ajusta os pesos em tempo real, conforme a performance.

O Forme possui braços acoplados, para auxiliar em exercícios de resistência

Em desenvolvimento há três anos e meio, o Forme tem projeto do escritório Fuseproject, encabeçado por Yves Béhar, um dos mais renomados designers industriais da atualidade.

Forme: após o uso, os braços ficam embutidos no próprio equipamento

Pois é… sabe aquela esteira ou bicicleta ergométrica que você tinha em casa e virou cabide (antes da pandemia, claro)? Isso não deve acontecer com os estes dois equipamentos (que, infelizmente, estão disponíveis apenas nos Estados Unidos — pelo menos por enquanto).

(Fotos: divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.