Despejado, designer escava edifício para criar móveis

Tempo de leitura: 3 minutos

Como tirar partido da adversidade. O designer inglês Paul Cocksedge deixou de queixo caído todos aqueles que visitaram sua instalação Excavation: Evicted em Milão, durante a semana de design. Tudo começou no ano passado, quando Cocksedge descobriu que seria despejado de seu estúdio por causa de um empreendimento imobiliário, e decidiu escavar o chão da casa que abrigava seu estúdio. Ao longo de três meses, ele escavou centenas de elementos cilíndricos. Cortados, lixados e polidos, estes elementos – que exibem uma linda textura de um concreto rudimentar e, às vezes, tijolo – foram usados para criar diferentes móveis.

“Querendo comemorar o meu tempo lá, decidi mergulhar mais no edifício e descobrir o que estava debaixo da superfície que o estúdio tinha habitado durante os últimos 12 anos. Depois de realizar varreduras extensas das fundações, eu perfurei o piso para revelar os níveis que se escondiam lá embaixo. As descobertas resultantes sintetizam a história multicamadas de Londres, com o concreto inicial escondendo tijolos vitorianos que sobraram da antiga vida do edifício como um estábulo”, conta Cocksedge.

Mais do que uma resposta a essa situação específica, o projeto Escavation: Evicted (desenvolvido em colaboração com Beatrice Trussardi para a galeria Friedman Benda) também é um protesto contra a expulsão dos criativos de áreas nobres de Londres pela especulação imobiliária – um fenômeno que acontece em várias metrópoles em todo o mundo.
“Pensadas como o último trabalho criativo a sair daquele espaço, essas peças celebram a reputação de Londres como um lar para a criatividade – um status que está cada vez mais ameaçado à medida que os artistas são deslocados de seus estúdios por promotores imobiliários e aluguéis crescentes. Ao criar peças a partir do próprio tecido de um dos espaços criativos londrinos que estão desaparecendo, espero lembrar a natureza transitória tanto dos trabalhadores criativos quanto dos lugares que eles habitam”, completa o designer.

Um comentário sobre “Despejado, designer escava edifício para criar móveis

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.