Entre força e delicadeza: cadeira Pérolas, de Nicholas Oher

Tempo de leitura: 2 minutos

Ela já tinha me chamado atenção quando estive na última Brasília Design Week, em junho: a cadeira Pérolas, criação de Nicolas Oher em parceria com a Samba Design, é daquelas que intrigam e pedem várias leituras.

Para além da estética incomum, essa cadeira tem uma carga simbólica que transcende a função utilitária. Inspirada, como o nome já diz, nessas gemas marinhas — símbolos de delicadeza, mas também de resistência —, ela é um tributo “às mulheres afro-brasileiras que marcaram a trajetória do designer: presenças de afeto, força e ancestralidade”.

Nicholas conta que não quis desenhar um produto, mas criar permanência: “É uma tentativa de materializar o afeto, de transformar herança em objeto. Ela nasce do desejo de homenagear as mulheres que vieram antes de mim, e de propor um design que se posiciona: que emociona, que narra, que resiste.”

Desenvolvida em parceria com a Samba Design, a cadeira é produzida com madeira maciça reaproveitada — uma atitude mais do que bem-vinda e que, aqui, reforça o discurso da continuidade expressado pelo designer.

Fotos: Rodolfo Luiz (versão natural) e Anderson Angélico (versão ebanizada)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.