Design brasileiro no IF Design Awards 2020

Um dos prêmios mais importantes do cenário mundial do design, o IF Design Awards revelou ontem os premiados de 2020. Dentre eles, 30 brasileiros! Fiz abaixo o meu top 15, mas você pode conferir a lista completa clicando aqui. Muito bacana ver o design brasileiro se desenvolvendo e ganhando cada vez mais destaque internacional. Parabéns a todos os premiados!

Bica de banho Play, design Angelo Bucci (SPBR Arquitetos) para Docol (prêmio IF Gold na categoria Produto)

Um chuveiro e duas possibilidades. O design em forma de arco, com um bico em cada extremidade, oferece duas opções de chuveiro: uma bica alta para um chuveiro normal, e uma bica baixa para manter a cabeça fora da água, um chuveiro somente para o corpo. Um controlador de direção de fluxo de alta tecnologia produz um único jato que envolve o corpo sem espirrar.

Declaração do júri sobre por que esse produto mereceu o prêmio IF Gold:
“Volta ao essencial: esta bica de chuveiro distingue-se sem esforço dos muitos dispositivos de banheiro com excesso de engenharia que existem no mercado. Com seu design engenhoso e minimalista, oferece uma experiência única de banho, já que o fluxo de água envolve o corpo sem espirrar.”

Pulseira Click, design e produção Antonio Bernardo (prêmio IF Gold na categoria Produto)

A pulseira é feita de um fino tubo que envolve o braço e com uma argola na ponta, que abraça o diamante. Ao encontrar o diamante, o aro se ume a ele, fazendo um “click”. Eis o diferencial da pulseira: não há fecho e o fechamento está a apenas um clique de distância. A ausência de um fecho intriga o usuário a questionar como abrir ou fechar a pulseira.

Declaração do júri sobre por que esse produto mereceu o prêmio IF Gold:
A pulseira Click redefine os mecanismos de abertura e fechamento de joias de maneira elegante. Pode ser aberta e fechada com um simples movimento do aro ao encontrar o diamante. Uma solução sutil, elegante e inteligente.

Buffet Aero, design Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite (Plataforma4) para Lider Interiores (cat. Produto)

Com forte identidade brasileira, Aero foi inspirado na arquitetura moderna brasileira, e projetado como um edifício com vigas conectadas a pilares, ambos feitos de madeira maciça torneada. Esta estrutura suporta a principal caixa de madeira fechada por palha, fazendo referência às paredes ocas de tijolo usadas nos anos 60. A transparência dos painéis traz leveza à peça.

Docol Giro, design Gui Mattos Arquitetura para Docol (cat. Produto)

Uma forma extremamente simples, mas enigmática, que apenas revela sua função ao ser manuseada: esta é a essência da torneira DocolGiro. Por meio do design arrojado e sutil, o arquiteto propõe um objeto retangular visualmente interessante – um bloco projetado com precisão para reunir todos os elementos funcionais. Ao girar o topo do bloco em 90 graus surge a bica, uma tecnologia inovadora e desenvolvida pela empresa especialmente para este produto.

Cadeira Windsor, design Jader Almeida para Sollos (cat. Produto)

CONCEPT: The name reveals the origin of the style, the homonymous English city. Said as one of the first pieces of furniture to be made in the English colonies of North America, it was represented in many works of art. An iconic style that Jader Almeida, in his interpretation, creates a deep connection with pieces in his portfolio, evidenced by the precise and thought-provoking curves and connections. MATERIALS: Structure, seat and backrest in solid wood.

Cadeira Ella, design Jader Almeida para Sollos (cat. Produto)

Um produto com grande leveza visual, que deixa clara sua execução requintada e complexa. A peça se caracteriza pelo equilíbrio das formas (assentos generosos e estrutura esbelta, por exemplo) e pelo equilíbrio entre diferentes elementos e técnicas.

Luminária de mesa Memory, design Jader Almeida para Sollos (cat. Produto)

O design calmo e elegante é fácil de interpretar e, além da possibilidade de regular a direção da luz, seu peso leve e a natureza delicada de suas formas permitem que ele se comunique naturalmente com todos os objetos em seu contexto.

Luminária PEG, design Ricardo Fahl para Omega Light (categoria Produto)

Inspirada nos “pegboards”, aantigos painéis perfurados multifuncionais que têm sido redescobertos e se tornado tendência no décor,  a luminária é composta por uma base em perfil de alumínio que pode ter até 3370 mm de comprimento. Além da função de arandela de parede, com iluminação direta e indireta, pode receber uma série de acessórios para casa, escritório ou cozinha (feitos em madeira Tauari de gerenciamento sustentável). Além dos acessórios, os painéis deslizantes podem personalizar a aparência da luminária com padrões de madeira ou coloridos. Esses painéis também podem receber comunicação visual. O conceito é adicionar novas funções à luminária, atuando como um facilitador das atividades diárias.

Banco Serpa, design Ronald Sasson para Voler (cat. Produto)

É um banco ao mesmo tempo funcional e decorativo para ambientes domésticos ou públicos. “Penso que neste projeto consegui incorporar uma mensagem plástica fluida e orgânica em um plano rígido e estático”, declara o designer.

Poltrona Copa, design Ronald Sasson para TecLine (cat. Produto)

Pensada para uso em ambientes domésticos ou públicos, a poltrona permite propõe trazer para o momento contemporâneo uma certa nostalgia do mobiliário modernista brasileiro, por meio da tecnologia e do respeito pelas formas.

Exata Thermal Tea and Coffee Pot, design Gustavo Giorgi (Design Único) para Tramontina (cat. Produto)

Possui um discreto canal embutido e um cortador de gotejamento que, combinados à tampa controladora de fluxo, criam um sistema perfeito para server com suavidade e precisão. Os amantes de chá não precisam remover as ervas ou folhas graças ao infusor patenteado que permanece preso no interior enquanto o chá é servido. A fina linha vermelha e a forma do corpo inspirada em dois cones invertidos são a assinatura e a identidade da Exata.

Tesoura Universal para Crianças, design Matheus Pinto, Moises Hansen, Henrique Azevedo, Bruna Dipp, Fábio Duarte e Leonardo Jost (Valkiria Inteligência Criativa) para Faber Castell

Desenvolvida para ajudar crianças, canhotos e alguém com restrições de movimento ou deficiência na mão a cortar com mais facilidade, a  tesoura garante movimentos mais simples e naturais, que não exigem habilidades motoras específicas ou movimentos finos para usá-la, tornando a atividade diária mais divertida e confortável. Além disso, a peça oferece maneiras diferentes de manuseá-la e pode ser travada por meio de um sistema com patente requerida, trazendo mais segurança para crianças e outros usuários.

Corredor Expresso BHLS, design Guto Indio da Costa para Metalco (cat. Produto)

O Corredor Transoceânico Inteligente da BHLS é um dos corredores de ônibus urbanos mais avançados do mundo. Foi o primeiro no Brasil a exigir um corredor de ônibus conectado e inteligente, plataformas abertas e ônibus com piso baixo. As plataformas oferecem acesso direto aos ônibus da BHLS, facilitando o tráfego de passageiros, cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, enquanto a emissão de bilhetes e o monitoramento de passageiros são totalmente eletrônicos. Todas as plataformas oferecem Wi-Fi gratuito. A plataforma também inclui lixões inteligentes que otimizam o gerenciamento de resíduos e bicicletários públicos que incentivam os passageiros a andar de bicicleta a caminho de seu destino final.

Boti Baby, design Bendito Design para O Boticário (cat. Embalagem)

A linha de bebês da marca foi totalmente redesenhada. Fido, um passarinho fofo e melhor amigo do Dr. Botica, assina a linha super delicada, feita especialmente para bebês.

Identidade corporativa Mió, design Greco Design para Drogaria Araújo (cat. Comunicação)

Mió é uma marca própria de produtos da Rede Araujo de Drogarias, uma das maiores do Brasil. Os muitos sotaques existentes no Brasil foram o ponto de partida do projeto: “mió” é uma maneira de dizer melhor (melhor). Para a identidade do design, cores fluorescentes, padrões gráficos e nenhuma foto do produto impressa nas embalagens fazem o Mió se destacar na prateleira. As vendas mensais aumentam 34%, demonstrando o poder do bom design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.