Mulher Pássaro: nova coleção de Joana Lira para Tok&Stok celebra a capacidade de reinvenção feminina

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma série que “fala muito da força da mulher, de como a gente precisa se reinventar diariamente, de como somos muitas em uma só.” Assim a artista visual e ilustradora pernambucana Joana Lira define a coleção Mulher Pássaro, que acaba de lançar em parceria com a Tok&Stok.

A coleção acaba de chegar às lojas físicas e ao e-commerce da marca e é composta por objetos como copos, canecas, aventais, pratos, jogos americanos, guardanapos e panos de prato, além de peças como almofadas, lençóis, pratos decorativos de parede, velas aromatizadoras e aparador de livros, entre outros.

As peças resultantes da collab trazem ilustrações de mulheres diversas, acompanhadas por elementos ora abstratos, ora figurativos, mas sempre com tons vibrantes e formas orgânicas. O resultado são estampas e padrões únicos, que trazem o traço inconfundível de Joana. “No meu trabalho eu sempre estou querendo reforçar muito esse lugar da mulher brasileira, que é o que eu sou, né? E as misturas todas que a gente é”, analisa.

“A coleção tem algumas imagens fortes e, vamos dizer assim, estruturais. Tem essa mulher de corpo inteiro, nua, onde os braços são asas e os cabelos estão esvoaçantes. E ela está, ao mesmo tempo, de olhos fechados, tranquila, no seu próprio voo, no seu entendimento. E dela sai um pássaro, então ela é o próprio pássaro, a mulher-pássaro”, conta Joana.

“Ela tem talvez uma maturidade, um lugar de certeza das coisas, sabe? Tem uma leveza, tem uma contemplação da vida e ela está por entre nuvens. Essa outra peça aqui é uma peça que eu trouxe toda essa parte da natureza e quis fazer menção, honraria, celebração às mulheres indígenas” fala, referindo-se ao prato abaixo.

“Essa imagem de corpo inteiro terminou ganhando um lugar de mais destaque porque ela é mais literal – nas asas –, mas na verdade todas essas mulheres são mulheres-pássaro. Inclusive eu acho que as indígenas e as afro-brasileiras têm cargas de asas maiores, porque são mulheres que estão aí pra fazer acontecer, pra fazer existir, pra fazer resistir, enfim.”

Essa é a décima terceira coleção lançada em colaboração entre Joana Lira e a Tok&Stok – uma parceria que já dura 14 anos e que faz sucesso ao propor pequenas intervenções artísticas presentes na vida cotidiana. “Para mim, a coisa mais linda que essa parceria com a Tok&Stok me deu foi o prazer, o privilégio e a força de entrar dentro da casa das pessoas – eu fico até arrepiada – com objetos cotidianos, mas que são artísticos e que começam a fazer parte da vida. Então é como se eu estivesse participando da vida das pessoas de alguma forma, com aquilo que eu crio”, comemora a artista.

Em um determinado momento de nossa conversa, antes de eu começar a gravar, Joana disse algo que me impactou muito: “não se voa sem chão”. Pra encerrar nosso papo, retomei esse ponto e lhe pedi que falasse um pouco mais sobre isso. E ela me respondeu assim:

“O mergulho é uma característica muito forte do meu trabalho: ele me traz sustentação, inteireza, que vai estar no planejamento das coisas, né? Essa linha, por exemplo, a gente demorou dois anos pra fazer. Essa ideia do ‘não se voa sem chão’ é justamente que pra gente ganhar essa liberdade, essa leveza, tem uma estrutura que vem de dentro, que vem do trabalho que acontece pra dar essa sustentação do voo, né? Eu também sou uma mulher de quarenta e sete anos hoje. Então, todas essas reflexões são da minha trajetória, são de estar olhando pra trás pra poder apontar a minha flecha pra frente, entender onde é que eu estou. E tenho muitos momentos de vulnerabilidade também, como todas as pessoas. Nem tudo é sucesso – na verdade, o sucesso é uma grande fantasia, né? As coisas são construção. Então eu acho que esse ‘não se voa sem chão’ [também] quer falar disso.”

Depois disso, acho que não preciso acrescentar mais nada, né?

(Fotos: divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.