Além de celebrar os 10 anos da cadeira Beetle, durante a Milan Design Week a marca dinamarquesa GUBI apresentou lançamentos contemporâneos assinados por designers como OEO Studio e Mathias Steen Rasmussen, e também peças modernas assinadas por nomes como como Mathieu Matégot, Gio Ponti, Gabriella Crespi, Joe Colombo e Pierre Paulin. O cenário escolhido para a mostra foi o Bagni Misteriosi, uma piscina pública construída durante a década de 1930, que reabriu as portas recentemente após um período de reformas.
Os clássicos assinados por Pierre Paulin e Mathieu Matégot são algumas das opções expostas que harmonizaram perfeitamente com as peças contemporâneas do designer dinamarquês Mathias Steen Rasmussen e da OEO Studio.
A cenografia dos interiores era formada por tecidos claros dispostos de modo despojado, que dava a impressão de estarmos entrando em um lugar recém-descoberto, trazendo em foco o mobiliário de designers como Space Copenhagen e Marcel Gascoin, além dos sofás e poltronas da coleção Basket do designer Joe Colombo, reeditadas após décadas fora de linha.
Tanto no exterior quanto no interior, as luminárias da linha Satellite de Mathieu Matégot foram bastante evidenciadas, com modelos de mesa, piso, teto e parede sendo utilizadas em diversos ambientes.
O local também abrigou a exposição “TEN: Beyond the Beetle“, com curadoria de Marco Sammicheli, que celebra os 10 anos da icônica Beetle Chair, criação da dupla GamFratesi para a GUBI. Dez criativos de diferentes lugares do mundo foram convidados para reinterpretar a peça de forma original e multidisciplinar, apresentando estéticas inusitadas.
Aqui, em um dos locais mais extraordinários, atmosféricos e mágicos de Milão, nossa vitrine se desdobrará e expandirá o universo de design ao ar livre da GUBI e celebrará a icônica Beetle enquanto evoca uma sensação de magia e mistério
– Marie Kristine Schmidt, diretora da marca GUBI
Os 10 criativos convidados foram: o artista e designer Adam Nathaniel Furman; o estilista Arthur Arbesser; a artista plástica e ceramista Daphne Christoforou; o artista Frank Maria; o designer gráfico e ilustrador Martin Groch; o diretor criativo Matthew Demarco; o designer de som Painé Cuadrelli; o arquiteto Rachaporn Choochuey; o estilista Simon Wick e a designer de iluminação Ximena Muñoz.
(fotos por Andrea Cherchi e divulgação GUBI)