MDW23 – Cassina celebra 50 anos da coleção iMaestri, que homenageia mestres do modernismo

Tempo de leitura: 4 minutos

Durante a Milan Design Week 2023, a Cassina apresentou a exposição “Echoes: 50 years of iMaestri“, que celebra os 50 anos de sua coleção dedicada aos mestres do design. A mostra teve curadoria conjunta de Patricia Urquiola, também diretora de arte da marca) e de Federica Sala.

A sede da exposição foi o histórico Palazzo Broggi, localizado numa área industrial contemporânea. Essa escolha dialoga com a visão da Cassina, que desenvolve há anos métodos industriais e tecnológicos para a realizar e reinterpretar os designs clássicos dos maiores nomes do movimento modernista. 

O percurso expositivo foi organizado em cinco partes: o começo da coleção iMaestri; a contínua pesquisa de experimentação e inovação durante os anos; a contribuição na construção de valores artísticos e culturais; a constante evolução da marca que continua a manter seu legado; e também como a Cassina consegue manter suas raízes no passado sem deixar de olhar para o futuro.

Ao entrar no edifício, o visitante era imerso numa atmosfera iluminada em vermelho, cor oficial da marca, com um vídeo projetado que apresentava os nomes de mestres como Le Corbusier, Pierre Jeanneret, Charlotte Perriand, Charles Mackintosh, Gerrit Rietveld, Franco Albini e Marco Zanuso, todos presentes na coleção iMaestri e, lógico, na mostra.

Antigamente, o Palazzo Broggi já abrigou um Banco, e com isso a Cassina utilizou a área conservada do cofre para exibir peças originais do arquivo histórico, algumas reveladas ao público pela primeira vez. Uma locação bastante oportuna, que faz um paralelo com ao valor histórico das peças apresentadas.

Para homenagear a genialidade do arquiteto italiano Franco Albini, foram apresentados desenhos técnicos e itens desmontados e expostos com todos os componentes de que são feitos. Entre as criações temos a Estante Veliero e o Radio in Cristallo.

Luca Fuso, CEO da Cassina, conta que após 50 anos da fundação dessa coleção, é hora de expandir os horizontes e incluir outras figuras que contribuíram para a história e a evolução do design de mobiliário. Os nomes que agora passam a integrar o rico portfólio da Cassina são os mestres Vico Magistretti, Gio Ponti e Carlo Scarpa.

Todo o conteúdo dessa exposição poderá ser encontrado em breve no livro Echoes, editado por Ivan Mietton e que deverá ser publicado no segundo semestre deste ano pela editora Rizzoli New York.

(fotos por Mattia Balsamini, Agostino Osio e Winnie Bastian)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.