MDW23 – Maximilian Marchesani explora o design experimental com luminárias conceituais

Tempo de leitura: 3 minutos

A Galeria Nilufar retorna à Milan Design Week 2023 com a mostra The Bright Side of Design, um diálogo entre os velhos mestres do design e a descoberta de criadores contemporâneos.

Um dos convidados é o designer italiano Maximilian Marchesani que apresenta a sua primeira exposição individual na Nilufar chamada BÌ.LI.CO, com curadoria de Valentina Ciuffi do Studio Vedèt. Explorando o design experimental, o designer realizou uma instalação de luminárias que combinam materiais naturais e artificiais de maneira equilibrada e harmônica.

Após estudos e experimentações, o designer italiano nos apresenta a coleção Família, um conjunto de luminárias feitas com galhos de aveleiras torcidas (Corylus avellana ‘Contorta’) e penas de periquitos (Psittacula krameri), ambos materiais recolhidos em parques de Milão.

Maximilian explica que as penas de periquitos, uma espécie exótica introduzida nos anos 1970 e agora amplamente espalhada por toda a Europa, “contaminam” a estética com cores que não pertencem à fauna e flora europeias.

Já a aveleira desenvolveu uma mutação que faz com que algumas de suas células se tornem rígidas. Esta mutação é cultivada e preservada pelo homem através de técnicas de poda que impedem o crescimento natural dos ramos.
As luminárias de Maximilian vão além do estético, elas evidenciam o impacto humano na natureza.

Já a luminária Vai o Stai possui uma combinação de elementos vegetais, animais e humanos que são combinados com terras e metais numa estrutura híbrida.

Ela é composta por cinco ramos de faia chorona (Fagus sylvatica “Pendula”), curvados através de vapor e que convergem num acoplamento eléctrico feito de latão, ródio e cobre. A luz é mediada e difundida por fios de cabelo humano e lã de cabra. A escultura moldada no teto é um arquipélago de sete ilhas feitas de terra não queimada que alimenta a eletricidade para os ramos, e que mantém o seu próprio vislumbre de luz dentro de uma caverna.

O principal conceito desta luminária é mostrar a dominância das espécies e as suas consequências diretas.

(Fotos: Ruy Teixeira e Filippo Pincolini)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.