Doppia Firma: uma parceria de excelência entre design e artesanato

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando o diálogo entre o design e o artesanato é levado além… as possibilidades são incríveis! E isso ficou bem claro na mostra da sexta edição do Doppia Firma, que visitei em Milão no mês passado, durante a semana de design.

O Doppia Firma é um projeto promovido pela Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship para fomentar o intercâmbio criativo entre designers/artistas e artesãos, que trabalham em pé de igualdade e são igualmente responsáveis pela autoria da peça (daí o nome Doppia Firma — dupla assinatura, em português).

A mostra aconteceu no Palazzo Lita, um lugar incrível por si só. Mas a qualidade dos trabalhos apresentados, muitos dos quais deixavam bem clara a aliança entre a inovação do design e a tradição dos mestres artesãos, também tornou essa uma das exposições mais incríveis que vi nessa Milan Design Week.

Aqui mostro os projetos e peças que mais me tocaram (designers e artesãos marcados nas imagens). Vale a pena conhecer o projeto todo!

Elliptic

Designer: Clémentine Chambon
Artesão: Bonacina 1889

Uma cadeira pensada como uma “antiestrutura”: sem descontinuidades nem rupturas e sim com pequenas transições e movimentos, como acontece na natureza. No projeto da Elliptic, criado em parceria com Mario Bonacina, a designer Clémentine Chambon se deixou guiar pelo próprio material: o Rattan. A série de curvas executadas artesanalmente dá a sensação de que o assento está flutuando.

Passiflora

Designer: Maurizio Galante e Tal Lancman
Artesão: Giorgio Linea e Office Pianigian


Materialidades contrastantes: de um lado, a frieza do metal; do outro, o calor do estofamento em couro.  um encontro entre o industrial e o artesanal. O assento e o encosto recebem uma camada de flores de couro vegetal feitas à mão: 36 flores grandes e 57 pequenas são amarradas uma a uma na chapa metálica perfurada.


Entropie

Designer: Dimitry Hlinka
Artesão: Nicolas Pinon

Entropie é um aquecedor elétrico que une a técnica tradicional da laca asiática ao desenvolvimento de uma laca especial termocrômica – sua cor muda gradualmente conforme a temperatura: preto quando frio, vermelho quando quente. Impressa em 3D, a estrutura é feita com resina de soja (biodegradável, renovável e resistente) e recebe acabamento com laca termocrômica.

La Casa Palcoscenico Cabinet

Designer: Ugo La Pietra
Artesão: Intro

Uma das peças mais famosas desenhadas por Ugo La Pietra, esse armário de valor artístico e simbólico é reeditado pela galeria VGO Associates. A “casa” foi construída de acordo com os mais rígidos princípios de artesanato, usando técnicas tradicionais e aprimorada com soluções de grande refinamento estético e conhecimento estrutural.

Littargicous

Designer: Ferruccio Laviani
Artesão: Leone Villari

A inspiração para esta “tulipeira contemporânea” foram os quartos do Palazzo Litta, onde o brasão da família se repete sempre. A forma tridimensional do objeto, com seus padrões quadriculados de forma gráfica e contemporânea, esconde recipientes para flores. “Minha impressão como artesão é muitas vezes evidente em meus projetos. O know-how destes artesãos é o que faz a diferença e o que permite a realização de um objeto por meio de uma expertise que só pode ser transmitida de forma concreta, mesmo na era digital em que vivemos”, diz Laviani.


Vaso Verde, Vaso Blu, Vaso Rosso

Designer: Philippe Nigro
Artesãos: Jeff Mack e Chris Rochelle

O vidro soprado explorado a partir de um fio condutor: a acumulação e a sobreposição. No Vaso Verde, Philippe Nigro e os artesãos do Corning Museum usam a sobreposição do vidro com o objetivo de criar outras formas visíveis contra a luz. Já o Vaso Azul possui cinco discos empilhados uns sobre os outros, dando origem a uma forma espiral. O Vaso Vermelho é composto por pequenos tijolos que são montados e empilhados para criar uma ideia de estrutura construtiva. O efeito obtido com a queima é de um misterioso vaso com escamas.

Sinbad

Designer: Kustaa Saksi
Em colaboração com: TextielMuseum TextielLab

A obra pertence à série Mithology, composta por 13 tapeçarias de Jacquard baseadas nos mitos culturais mais conhecidos do mundo. Saksi interpreta a história por meio da tecelagem, desde os contos folclóricos africanos até as fábulas dos povos indígenas de Taiwan. O resultado é uma série de arte têxtil contemporânea que incorpora tradições e artesanato, além de exaltar diferentes culturas por meio dos arquétipos de cada uma.

(Fotos: divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.