Na semana passada, de 8 a 11 de março, aconteceu em São Paulo a Expo Revestir – depois de um ano com a feira somente online, o evento voltou a ter sua esperada edição presencial. Se no ano passado os acabamentos neutros e de cores suaves se destacavam, nesta edição pude perceber uma ascensão do decorativismo nos pisos e revestimentos. Aqui, minhas impressões gerais:
- Efeitos ópticos estão em alta: vi muitas peças que remetiam à op art ou geravam ilusão de óptica
- Relevos monocromáticos (geométricos ou não) foram praticamente uma unanimidade – boa parte das vezes em branco ou off-white
- Ladrilhos com estampas geométricas e perfume vintage também foram uma aposta de muitas empresas
- Os grandes formatos seguem em alta – não só pelo visual, mas pela possibilidade de customização (como na confecção de bancadas e móveis, por exemplo)
- Os “bricks” também continuam com destaque, e muitas empresas apresentaram versões lisas e com cores intensas neste formato
- A tecnologia se insere cada vez mais no cotidiano, e isso também vale para a cozinha e o banheiro, da torneira acionada via Alexa ao chuveiro com aparelho de som Bluetooth, passando pelo vaso sanitário com música e cromoterapia, só pra citar alguns
- De fininho, o preto vem chegando a cozinhas e banheiros: os metais pretos, que já eram uma aposta de algumas empresas anteriormente, ganham força, e agora recebem a companhia das louças e até de revestimentos neste tom. É pra ficar de olho.
- Cubas coloridas e com acabamento fosco também se destacaram
- O design assinado novamente esteve presente na feira, em grandes e pequenas empresas. Nomes como Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake, Paola Navone, Pedro Franco, Isabela Capeto, Arthur Casas e outros mostram que sim, design autoral e larga escala podem andar juntos lindamente.
Aqui, meus 15 eleitos dessa edição:
Bacia Slim (Celite)
Interessante o contraste entre a base quadrada e o bojo arredondado, resultando num desenho leve e fluido (reforçado pelo assento com espessura fina).
Banheira com degrau, da Deca
A marca lançou duas banheiras de linhas contemporâneas. Esta, mais compacta, tem largura de 135cm e um assento interno para trazer mais conforto durante o uso. Fabricada em resina, está disponível nas cores branco fosco e amêndoa.
Bioma Mandacaru, design e produção Akafloor
O piso de madeira maciça certificada Garapa recebe pigmentação e verniz com acabamento para remeter às cores e texturas do Cumaru, espécie com menor disponibilidade de manejo florestal certificado.
Coleção ONA, design Noa Design, Benedito Design e Interior Design Studio Cobalto para Roca
Inspirada no espírito mediterrâneo – e na simplicidade que o caracteriza –, a linha Ona é marcada por um desenho de linhas puras e delicadas, que se traduz em peças atemporais e muito versáteis, facilmente adaptáveis a diferentes estilos.
Mare, design e produção Lepri
Além da cor e da textura interessantes, esse tijolinho me chamou atenção pela matéria-prima: ele incorpora, na massa, resíduos de plástico retirado do oceano e vidro de lâmpadas fluorescentes descartadas. Com formato 7 x 26 cm, é indicado para paredes internas e externas.
MDF BP Raízes Lâmina Natural Oak + MDF Lacca Grey Sky, design e produção Eucatex
Muito bacana a forma como a marca apresentou os produtos, fugindo dos mostruários convencionais e já dando uma ideia da aplicação dos materiais combinados com outros acabamentos.
Moxie 2.0, design e produção Kohler
Com o formato de um “donut”, o chuveiro recebe, no centro, uma caixa de som Bluetooth de alta performance. Fixada magneticamente, ela pode ser removida para recarga ou simplesmente para escutar o som fora do banheiro.
Naiade, design Quaglio Simonelli para Docol
O monocomando chama atenção pelo caráter escultórico: uma bica metálica curva apoiada sobre um monolito cilíndrico de Neoclast (um misto de resina e agregados minerais). A bica gira 360 graus, permitindo flexibilidade de uso.
Oh!Take, design Ruy Ohtake (1938-2021) para Portobello
Nessa linha, o concreto autoral de Ruy surge nas grandes superfícies de porcelanato, colorida com cores suaves e atemporais. São sete opções cromáticas nos formatos 120×120 cm e 120×170 cm e três no formato 160×160 cm. As curvas do arquiteto paulistano não poderiam faltar, e marcam presença no kit Soul, formado por peças cimentícias curvas para aplicação em paredes – com 30×120 cm, estão disponíveis em dois modelos e cinco cores.
Pedrita, design Studio Arthur Casas para Manufatti
O perfil fino chama atenção neste cobogó inovador. O “segredo” está na montagem das peças, que utiliza uma estrutura metálica onde são “encaixados” os blocos, dispensando o uso de argamassa, ganhando leveza visual e ocupando menos espaço físico.
Perseu, design e produção Eliane
Inspirado no tempo que se alterna entre o dia e a noite, o claro e o escuro, a luz e a sombra, o conceito da Natureza do tempo é traduzido nas superfícies cerâmicas com texturas e relevos criados com técnicas artísticas especiais. Disponível em preto ou branco, no tamanho 45 x 90 cm.
Rossini, design e produção Decortiles
Três tipos de estampas e mesclam nesse azulejo decorativo com acabamento acetinado. O grafismo geométrico com perfume retrô que valoriza as texturas criadas pelas aplicações artísticas especiais.
Soma, design Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) e Nadezhda Mendes da Rocha para Portobello
A geometria com influência arquitetônica é a base para os maxiladrilhos de porcelanato criados pela dupla. São três tonalidades, cada uma com uma versão lisa e outra estampada no formato 80 x 80 cm, reproduzindo a textura do concreto. A linha ainda conta com mosaicos ripados desenvolvidos pela Officina Portobello, nos mesmos tons e formato 30×80 cm.
Tempo, design Pedro Franco para Portinari
Inspirado no Kintsugi, técnica japonesa que utiliza o ouro para consertar cerâmicas quebradas, o revestimento criado por Pedro quer passar um recado: “valorizar as imperfeições é aceitar o desgaste das coisas com o passar do tempo”. Praticamente planas, as peças dão a impressão de tridimensionalidade graças a uma técnica especial. Disponível em três cores (preta, branca e tons de grãos integrais), no tamanho 60×120 cm.
Treliça, design Isabella Capetto para Ceusa
A trama de um vestido criado por Isabella para sua primeira coleção inspirou a criação deste modelo, que possui duas versões: colorido e branco, ambos com relevo. Disponível no tamanho 32×100 cm.
Fotos: Favaro Jr. (Eucatex), Slap Photostudio (Decortiles e Eliane), Winnie Bastian (Ceusa, Docol, Manufatti e Portinari) e divulgação