Bordado-arte chama atenção para a importância da preservação de florestas

Tempo de leitura: 3 minutos


Quando a arte e a beleza são um chamado para a tomada de consciência… adoro!
Sentient é uma instalação imersiva criada pela arquiteta e hand embroidery artist brasileira Sabina Lima e foi pensada para despertar a consciência para a situação das florestas tropicais e a necessidade de sua preservação.


Seis painéis de alturas variadas são os “troncos” das árvores que compõem essa floresta imaginária”, numa paleta monocromática que simula o dia e a noite.


De um lado, os painéis recebem um desenho impresso decorado com diferentes materiais e intrincados bordados tridimensionais feitos à mão usando técnicas tradicionais de Crewelwork, Canvas, Blackwork, Goldwork, Raisedwork e Beading. Na parte de trás, uma projeção animada usa o bordado como ponto de partida para visuais dinâmicos e surpreendentes.


“Ao explorar dicotomias como concreto x abstrato, planejado x imprevisível, estático x fluido, real x realidade virtual, pretendo criar um ambiente instigante que chame a atenção para a proteção e preservação de nossos ecossistemas vulneráveis, conta Sabina.
Com esse trabalho, Sabina foi reconhecida com o terceiro lugar na categoria Open do Hand & Lock Prize, importante premiação do setor e cuja cerimônia de entrega aconteceu em Londres no início desse mês. 

(Fotos: divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.