Designer alemão cria luminária mutante inspirada em persiana

Tempo de leitura: 2 minutos

Adoro objetos que partem de soluções já existentes e, a partir delas, criam algo totalmente novo. E a luminária Méduse, do designer Lukas Bazle, faz justamente isso. Experimentando com o material das persianas alveoladas, o alemão teve a ideia de criar uma cúpula ajustável .

“Além de seu uso funcional para ajustar a direção e o brilho da luz, os favos de mel também geram um movimento cinético. Graças a esta estrutura, o abajur também pode ser armazenado em uma embalagem muito pequena”, conta Blaze.

O mecanismo funciona de forma super simples: há dois fios suspensos no centro da luminária: um deles vira a cúpula para cima, e outro para baixo – qualquer semelhança com os fios que acionam uma persiana não é mera coincidência. Com este movimento simples, a luz é direcionada para baixo, para cima, ou nas duas direções ao mesmo tempo. O vídeo abaixo mostra bem a transformação da cúpula e como é fácil:

Outra coisa bacana é que essa transformação não mexe apenas com a forma como a luz é difundida no ambiente, mas transforma a própria aparência do produto. Simplesmente genial! A peça ainda é um protótipo, mas deve fazer sucesso quando chegar ao mercado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.