Junto é mais gostoso

Tempo de leitura: 4 minutos
Estampa impressa em tecido com a técnica do estêncil

O artista que se coloca no pedestal, como um criador iluminado, é uma figura ultrapassada. O grande barato dos tempos contemporâneos é a autoria compartilhada, na qual a criação é resultado de uma ação coletiva. Essa é a filosofia da artista Monica Nador, que há uma década desenvolve um trabalho incrível à frente do Jardim Miriam Arte Clube, organização sem fins lucrativos fundada em 2004.

Estampa impressa em parede com a técnica do estêncil
Estampas nas paredes enriquecem as linhas da arquitetura modernista
Estampa impressa em parede com a técnica do estêncil

Foi após seu mestrado que Monica, artista formada pela FAAP e representada pela Galeria Luciana Brito, decidiu levar a arte para os moradores da periferia, pessoas que, até então, não tinham vivência artística. O projeto começou pelas paredes das casas do Jardim Miriam, zona sul de São Paulo, com o projeto Paredes Pinturas, no final dos anos 1990.
Em oficinas ministradas por Monica, moradores da comunidade partiam de suas próprias memórias e referências pessoais para criar desenhos simples, que, por meio da técnica do estêncil, se transformariam em belíssimas estampas. “A ideia sempre é recuperar e valorizar a cultura e os valores de cada pessoa, que é para ‘dar um up’ em todo mundo que está participando, além de permitir que entrem em contato e vejam o que é um trabalho criativo”, afirma a artista.

Processo de impressão em papel com estêncil
As fachadas das casas humildes ganham grandeza com as estampas criadas pelos moradores

O estêncil foi escolhido por se tratar de uma técnica bastante democrática – simples, barata, não requer grande destreza manual para o desenho nem para sua aplicação – e também por permitir grande liberdade de composição, conforme explica Monica: “A técnica do estêncil vai permitir que eu crie uma situação com qualquer desenho, é possível criar uma simetria, um ritmo…” Assim, com uma mesma matriz, é possível criar estampas diferentes, dependendo dos princípios compositivos utilizados em cada uma. Estes princípios também são ensinados nas oficinas ministradas pela artista.

Estampa impressa em tecido com a técnica do estêncil
Estampa impressa em tecido com a técnica do estêncil

Pois assim foi e, depois das casas, vieram os tecidos. Pintados também com a técnica do estêncil, no início, hoje eles são impressos por serigrafia, o que permite a produção de séries maiores, capazes de atender a demandas como a da Donatelli, que lançou, durante o Design Weekend, uma linha de almofadas. Mas o estêncil continua firme e forte quando se trata das oficinas – “é o nosso laboratório”, enfatiza Monica.

A artista Monica Nador posa com as almofadas do JAMAC na Donatelli, durante o último DW!
Uma das estampas serigrafadas que passa a ser comercializada pela Donatelli
Outra estampa que passa a integrar o carálogo da Donatelli

E os próximos passos? Além das oficinas abertas ao público, que acontecem sempre às sextas e sábados de manhã – informações via site, blog, ou telefone (11) 5626-9720 –, Monica está organizando uma exposição que acontecerá em janeiro de 2015 no Paço das Artes, em São Paulo, e irá começar um processo de capacitação em Paraty. Vale ficar de olho!!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.