Design e artesanato: Ana Penso lança a coleção Calma

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma dose de calma: quem não quer? Pois essa “sensação-desejo” dá nome à nova coleção de Ana Penso, surgida, como ela mesma diz de forma bem-humorada, “com o empurrãozinho do solavanco que a vida nos apresentou no último ano”.

As peças são feitas em palha de milho, um trabalho em parceria com seis artesãs de uma comunidade rural de Cerro Azul, município a cerca de uma hora de Curitiba. “Essas peças foram tramadas por mulheres fortes, com mãos calejadas da lavoura, num trabalho inacreditavelmente delicado”, enaltece Ana. 

A designer explica que o desenho surgiu do formato de montanhas que simbolizam a solitude, um olhar reflexivo para o todo. “Após mais de um ano numa pandemia sem precedentes, esta reflexão se fez urgente para mim. Foi um período de muitas dificuldades pessoais, uma reinvenção”. 

“A coleção Calma também foi uma forma de envolver essas artesãs, de levantar todos juntos. Acredito demais nisso, todo meu trabalho acontece assim. Mesmo isolados, somos seres que precisam de pontes!”, afirma Ana. Eu não tenho a menor dúvida disso — e acho que você também não, né?

Fotos: Kelly Gequelim | Produção: Anne dal Ponte | Flores: Espaço Verde

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.