Arquitetura, interiores, moda, cenografia: são muitas as áreas de atuação de Pedro Lázaro ao longo de seus mais de 20 anos de carreira. Pois agora o arquiteto mineiro pode acrescentar mais uma à lista: ele acabou de lançar uma belíssima coleção de tapetes, a convite da Punto e Filo.
São 12 modelos (com 135 versões cromáticas possíveis), organizados em três linhas. Em comum entre elas, o fato de serem referências importantes na trajetória do arquiteto, agora revisitadas durante o período introspectivo vivido por ele durante a pandemia de Covid-19 – daí o título da coleção: Rever.
Mode
Como o nome aponta, esta linha surgiu a partir da relação de Pedro com a moda – vista por ele como algo mais amplo do que o vestuário, mas um reflexo do espírito do tempo (o famoso zeitgeist). As paletas foram definidas segundo cores e composições que serão tendência na moda nos próximos anos.
Arqmex
Com desenhos geométricos e rica em variações cromáticas e luminosas, a série Arqmex inspira-se na arquitetura modernista latino-americana – principalmente a mexicana, uma referência que acompanha o arquiteto desde os tempos de faculdade.
Dentro do mar tem um rio
Por fim, essa linha foi construída a partir de referências aquáticas como plantas, corais, crustáceos e a forma com que esses elementos se movimentam na água doce ou salgada, quase que uma dança.
“Gosto de tapetes que tenham algum significado e que assim permitem uma aura mais elevada aos ambientes. Minha arquitetura é limpa, trabalha volumes e proporções e, quando você coloca um tapete em um ambiente desses você consegue se enxergar ali”, analisa Pedro. Não à toa, a coleção foi lançada no Memorial da América Latina, icônico projeto de Oscar Niemeyer. Um diálogo e tanto!
(Fotos: Fabio Zanzeri / divulgação)