Cadeira e banqueta Soleta: couro dobrado vira encosto e estrutura

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Simples no visual, complexa na execução, a cadeira Soleta é o resultado de um processo profundamente artesanal, guiado pela memória afetiva, pela experimentação e pela escuta atenta. Idealizada por Gabriel De La Cruz, a peça resgata vivências da infância do designer mato-grossense, quando ia ao Pantanal e lá observava selas sendo moldadas manualmente à beira do rio. Essa lembrança se transformou em ponto de partida para a moldagem do couro soleta, feita em água fria, como nas técnicas tradicionais pantaneiras.

Mais do que encosto, o couro aqui funciona também como estrutura, criando um desafio duplo: garantir ergonomia e resistência. Para alcançar firmeza mesmo sem a presença de estruturas rígidas internas, Gabriel e sua equipe desenvolveram soluções construtivas engenhosas, como a utilização de buchas metálicas ocultas e fixações embutidas – tudo pensado para que o acabamento final transmitisse leveza e sofisticação. A madeira, sempre de espécies densas como sucupira ou cumaru, também cumpre papel fundamental na estabilidade da peça, que possui apenas um ponto de travamento rígido e, por isso, demanda encaixes robustos e precisos.

O processo de criação da Soleta foi longo e colaborativo. Da modelagem inicial em papelão ao ajuste fino do couro na fábrica, tudo aconteceu com proximidade e troca constante entre estúdio e produção. “Eu tinha apenas uma noção da técnica [de selaria]: nós fomos descobrindo junto com a indústria, moldando. Eu e a equipe fomos presencialmente [até a fábrica] moldar e ajustar, para entendermos essa matéria”. Entre os primeiros desenhos e a peça pronta, foram aproximadamente quatro anos de desenvolvimento.

O resultado é uma cadeira de estética apurada e que inova ao prescindir de qualquer estrutura rígida em seu encosto – o que só foi possível graças a um longo processo de experimentação com o couro soleta, que envolveu a combinação entre saberes tradicionais e soluções técnicas engenhosas. “Visualmente essa cadeira é super simples, mas é a cadeira mais difícil que já desenhei até hoje, porque tem uma complexidade técnica muito grande. Talvez por isso tenha demorado esses quase quatro anos pra nascer”, analisa.

Se a gestação da cadeira foi longa (sua primeira versão foi lançada em 2024), agora o Studio De La Cruz apresenta sua “irmã mais nova”: a banqueta Soleta. Seu desenvolvimento foi bem mais ágil, impulsionado pelos aprendizados acumulados ao longo desse percurso – sinal de que quando o processo é profundo e verdadeiro, ele forma uma base sólida para novas criações.

Projeto: Gabriel De La Cruz (autoria); Gustavo Azzar, Sofia Kyrillos, Diogo Dahia e Victor Rodrigues (colaboração).
Croquis: Gustavo Azzar
Fotos: Miti Sameshima / divulgação

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