Hoje começa oficialmente a Paris Design Week e a produção brasileira está presente e bem representada. A exposição “Uma coleção para Frans Krajcberg”, iniciativa da bref, design art, da franco-brasileira Pat Monteiro Leclercq, integra a programação oficial da semana de design parisiense e acontece em paralelo à feira Maison & Objet. Programa imperdível para quem está por lá!
O ponto de partida para a a seleção das obras de arte e peças de design colecionável foi a simbiose da obra de Frans Krajcberg (1921-2017) com a natureza – o artista polonês naturalizado brasileiro ficou famoso por suas obras-denúncia, que chamavam atenção para a destruição ambiental. “Estamos caminhando para a destruição do planeta. A geração atual precisa perceber sua responsabilidade”, afirmou Krajcberg.
Compartilho aqui as criações de três designers que participam da mostra:
A coleção Rizomas, desenvolvida pelo designer Tiago Braga em parceria com as artesãs da Associação Ladrilã, chama atenção para a importância da preservação do bioma do Pampa Brasileiro. As peças mimetizam a estrutura dos rizomas, emaranhados de caules e raízes que se estendem tanto subterraneamente quanto paralelamente à superfície do solo.
A instalação Colmeia, de Sandra Arruda, enfoca o papel vital das abelhas na nossa sobrevivência — elas são as principais polinizadoras do mundo e responsáveis pela fertilização das plantas na preservação das matas. Sandra inspirou-se em uma fala de Einstein que diz o seguinte: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a espécie humana terá apenas quatro anos de existência”.
A série Bicho Pau, de Cris Bertolucci (trazida para a curadoria por indicação do jornalista Marcelo Lima), traz esculturas luminosas inspiradas no inseto de mesmo nome, cuja estrutura corpórea alongada mimetiza os galhos do seu habitat, uma forma de camuflagem para a sobrevivência. As peças são feitas em bronze fundido e utilizam galhos naturais como matriz para a fundição.
“Uma coleção para Frans Krajcberg”| “The Collector’s House”
Realização: bref, design art
04 a 08 de setembro
Espace Frans Krajcberg: Chemin du Montparnasse, 21 Avenue du Maine, Paris