Expo Revestir 2021: Top 10

Tempo de leitura: 5 minutos

A Expo Revestir se encerrou hoje. Pela primeira vez desde seu surgimento, a maior feira de revestimentos da América Latina aconteceu de forma totalmente virtual.

A vantagem foi a praticidade e a democratização do acesso aos lançamentos das marcas e à programação de palestras (excelentes, aliás). Por outro lado, é impossível substituir a experiência de ver o produto ao vivo – e tocá-lo, em muitos casos. Isto posto, a meu ver o saldo final foi super positivo.

Arrisco a dizer que no futuro, num mundo pós-pandemia, provavelmente aprenderemos a extrair o melhor proveito dos dois formatos: palestras assistidas online e, na feira em sim, em vez de vários dias de visita, podemos mesclar alguns dias de visita virtual e outro(s) de visita física, mais focada em produtos específicos. O tempo dirá.

É sempre um desafio escolher poucos produtos para publicar aqui — e este ano ainda mais, por causa da falta do contato com o produto real, como já falei lá em cima. Mas, de tudo o que vi, gostei muito desses dez aqui:

Kit Moon – design e produção Decortiles

Grafismos circulares que remetem às fases da lua em cinco faces diferentes permitem criar um mosaico bem interessante. Com formato 10 x 30 cm, tem duas versões: Dark (foto acima) e Light (foto abaixo).

Chevron – design e produção Santa Luzia

Produzida a partir de poliestireno expandido (EPS, popularmente conhecido pela marca Isopor), a coleção Chevron foi pensada para revestir paredes internas, permitindo diversos tipos de paginação. As peças de 350 x 70 mm e 8 mm de espessura podem ter a superfície lisa (aqui mostrada na cor preta) ou frisada.

Bonbon – design Paola Navone para Portobello

Eu sempre gostei das pastilhinhas, mas achei um charme essa proposta de trazer um formato irregular a este tipo de revestimento. Não espanta que tenha o dedo da italiana Paola Navone, que sabe dar uma sacudida na tradição com muito estilo. Disponível em quatro cores: Aquamarine (foto acima), Ardesia, Smoke e White, é vendido em mosaicos telados de 30,5 x 30,5 cm.

Granitte Geométrico – design e produção Castelatto

Inspirado nos terrazzos italianos — muito utilizados aqui no Brasil em meados do século passado —, o modelo Granitte agora ganha desenhos triangulares que permitem a composição de mosaicos personalizados. Gostei demais dessa paginação mostrada aqui, me remeteu imediatamente às bandeirinhas do Volpi. Com 60 x 60 cm, está disponível em 14 cores (na foto acima, a opção Chiaro Rosso). (Foto: Ilana Bessler / @habitado.projeto)

Bravio – design e produção Portinari

Inspirada no mar agitado da praia de Nazaré, em Portugal, as peças têm desenho artístico que surge da mistura de pigmentos, numa variação do verde-água ao azul profundo. Com formato 20 x 20 cm, as peças podem ser usadas em piscinas, banheiros, painéis, fachadas e até calçadas.

Orbe – design Ricardo Bello Dias para Deca

Apresentada como protótipo na edição passada da feira, a torneira assinada por Ricardo Bello Dias agora entra em produção e com a tecnologia Touchless, com liberação do fluxo de água mediante a aproximação de qualquer ponto do produto.

Tie Dye – design e produção Ceusa

Usada há milênios para o tingimento de tecidos, a técnica do tie-dye tem como uma das características a falta de controle absoluto sobre o resultado final, normalmente irregular e assimétrico – a proposta é aceitar, ou melhor, valorizar, essas imperfeições. As peças, em formato 100 x 100 cm, podem ter manchas em rosa ou roxo, novidades no portfólio da marca.

Piso Tauari Minimal – design Consuelo Jorge para Akafloor

A primeira coleção de pisos assinada pela arquiteta traz a madeira tauari com acabamento em três cores neutras: Minimal (foto acima), Capuccino e Noir. A exuberância fica por conta da textura natural da madeira, evidenciada pelo corte tipo catedral.

Bacia Veil – design e produção Kohler

Com linhas fluidas, possui controle remoto LCD com touch screen para o comando de diversas funções, como regular a temperatura do assento e a intensidade da agua, promover a desodorização automática do ambiente, acionar a iluminação de LED quando o ambiente estiver escuro, e abrir ou fechar a tampa sem toque.

Duo – design Roberta Rampazzo para Mosarte

Ardósia preta e aço inox se combinam neste revestimento tridimensional de apelo gráfico e elegante, assinado pela designer Roberta Rampazzo. Com formato 29 x 29 cm, é indicado para paredes internas sem contato com água e está disponível em versão branca (usando mármore Thassos).

(Fotos: divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.