Konstantin Grcic projeta cadeira com plástico 100% reciclado para Magis

Tempo de leitura: 4 minutos

Se eu falar em “cadeira de plástico”, provavelmente a imagem que virá à sua cabeça é a de uma cadeira monobloco de plástico injetado. Este é o tipo de cadeira mais comum no mundo (existem bilhões delas – e isso não é força de expressão), graças ao seu baixo custo e também à resistência.

Pois foi este produto – satisfatório do ponto de vista funcional, mas totalmente desprovido de apelo estético – que a Magis decidiu reinventar. Para um desafio deste porte, chamou ninguém menos do que o alemão Konstantin Grcic, um dos nomes mais respeitados do design contemporâneo e parceiro de longa data da empresa italiana (sua Chair One, de 2003, é um dos best sellers da Magis até hoje). “Vimos um potencial interessante na criação de uma cadeira muito econômica, mas bem projetada”, contou o designer.

“O projeto começou com a hipótese de que poderíamos desenvolver uma cadeira que seria vendida ao público por apenas 65 euros (excluindo impostos). Isso condicionou tudo: desde a tecnologia e o tipo de material que usamos, até a quantidade/peso exato de material por cadeira, seu tempo de ciclo na produção, a pegada logística etc. Durante a fase mais ativa do desenvolvimento, houve um constante intercâmbio entre nós, os designers, e os engenheiros. (…) Eu tinha que ter certeza de que a cadeira não estava se transformando no sonho de um engenheiro, enquanto perdia sua intenção de design original”, revelou Konstantin.

O resultado é a cadeira Bell, um produto acessível, ecofriendly, funcional e visualmente atraente. Feita com 100% de plástico reciclado (resíduos industriais, vindos da própria produção da Magis e também da indústria automobilística local), e desenvolvido especialmente para esse produto. “Além da Magis e da minha equipe, havia um fabricante de plásticos altamente especializado a bordo desde o início. A mesma empresa também desenvolveu e patenteou um novo tipo de polipropileno reciclado, que estamos usando exclusivamente para a Bell Chair”, explicou Grcic.

Fabricada em três cores (acima: Sunrise, High Noon and Midnight), a Bell pesa apenas 2,7 Kg, cerca de 1,5 Kg a menos do que a maioria das cadeiras desse tipo. Seu processo de empilhamento também é especial: normalmente as cadeiras empilháveis vão formando uma pilha levemente diagonal, enquanto a Bell é empilhada verticalmente (um pallet desenhado especialmente, e também produzido com polipropileno reciclado, suporta 24 unidades sobrepostas). Isso foi pensado para facilitar o transporte e, assim, diminuir a pegada de carbono no processo logístico e também diminuir custos de transporte e armazenamento. Uma vez que as cadeiras saem da máquina de injeção, elas já são empilhadas nestes pallets e armazenadas.

“Nosso objetivo era desenvolver uma cadeira de alta qualidade com o mínimo de material necessário. Esse objetivo foi importante para nós por razões ecológicas, mas também teve um forte impacto econômico no projeto. Queríamos que a Bell fosse acessível para todos. Para conseguir isso, tivemos que encontrar o equilíbrio certo entre tecnologia, desempenho e estética. Foram necessários muitos protótipos e muitos testes para finalmente chegar à cadeira que temos à nossa frente agora”, finaliza Konstantin Grcic.

Um comentário sobre “Konstantin Grcic projeta cadeira com plástico 100% reciclado para Magis

  1. Achei o design excelente!
    Também a proposta do uso doaterial 100%reciclavel . Parabéns!Para seu uso ,qual o total de peso que a cadeira suporta ?

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.