Design no feminino

Tempo de leitura: 5 minutos
Peças criadas por Nicole Tomazi (à esq.), Paola Muller (no centro) e Nicole e Luiza Toldi (à dir.), todas em parceria com Heloisa Galvão

“É muito bom andar de braços dados, a gente fica mais forte”. A frase é da ceramista Heloisa Galvão, que se uniu a outras quatro designers para criar uma série de peças autorais que combinam as poéticas de cada criadora de forma harmônica e, ao mesmo tempo, visualmente impactante.
Tudo começou com um encontro das designers no ateliê de Nicole e Luiza Toldi, em São Bento do Sapucaí, e com a sugestão de Cris Rosenbaum para que elas pensassem em combinar seus trabalhos. E assim surgiram três coleções, lançadas ontem no novo ateliê de Heloisa Galvão, na Vila Madalena, em São Paulo.

Vasos de Nicole e Luiza Toldi em parceria com Heloisa Galvão
Detalhe de vaso de Nicole e Luiza Toldi em parceria com Heloisa Galvão

Na primeira série, Heloisa se associou a Nicole Toldi e Luiza Toldi, mãe e filha, que também trabalham a cerâmica. O resultado são vasos nos quais se vê claramente a presença das duas linguagens, mas de modo muito equilibrado. “O que eu acho interessante dessa junção é que todos são artistas que têm uma linguagem forte, uma identidade muito própria, então para você interferir no trabalho de uma outra pessoa que tem um trabalho forte, tem que ter uma delicadeza e um respeito muito grande pelo outro artista”, avalia Nicole Toldi. “Buscamos sempre gerar uma harmonia dentro dos vasos para não virar só a nossa linguagem, respeitando os espaços de admiração e mantendo as duas linguagens dentro de uma mesma peça”, completa Luiza.

Prato e bowls de Paola Muller e Heloisa Galvão
Detalhe da estampa Araras, de Paola Muller
A origem da estampa Araras: manta criada por Paola Muller

A segunda coleção veio da parceria de Heloisa com a designer têxtil Paola Muller, conhecida pelas estampas marcantes que desenvolve. Aqui, peças bastante neutras – mas também mantendo o aspecto “líquido” que é uma das marcas do trabalho de Heloisa – servem de suporte para as estampas de Paola, nas quais dois pássaros (o tuiuiú e a arara) ganham releitura geométrica. “Essas estampas foram redimensionadas para se adequarem a essas peças”, explica Paola.

Peças criadas por Nicole Tomazi em parceria com Heloisa Galvão
Peças criadas por Nicole Tomazi em parceria com Heloisa Galvão

Já na terceira coleção, Heloisa e Nicole Tomazi transportaram para a porcelana a estética típica das obras em tricô de corda criadas por Nicole, resultando em peças variadas: um cachepô, vasos solitários ou compostos e uma pequena escultura. “No nosso caso, foi um desafio bem grande, porque são matrizes diferentes, matérias-primas diferentes, e a maneira de produção é totalmente diferente. Eu tive uma vivência de ateliê com a Helô que foi riquíssima, de poder passar uma semana trabalhando aqui e entender o processo da porcelana. Para mim – e para a Helô, eu tenho certeza –, a riqueza também está no processo”, conta Nicole Tomazi.

No estúdio de Heloisa Galvão, as peças e seus moldes

Falando em processo, Heloisa explica como funciona, de forma geral, a produção: “nós fazemos primeiro o molde de gesso [no caso de Nicole e Luiza Toldi, elas esculpem os moldes à mão para criar texturas, e no caso de Nicole Tomazi, o molde é criado a partir de originais em tricô de corda]. Depois que o molde seca, enchemos com porcelana líquida e esperamos um tempo – dependendo do tamanho da peça ela fica um tempo diferente dentro do molde, pode ser de 20 minutos até uma hora, para as peças maiores. Aí nós vertemos esse molde, damos uma sacudida nele e então essas gotas se formam (a peça é mantida secando invertida, para que as gotas permaneçam). Depois que a peça seca um pouco, ela sai do molde, seca naturalmente, e fazemos um pequeno acabamento. Então a peça queima uma vez a 900 graus, sai do forno, nós esmaltamos – no caso dessas foi só um esmalte transparente, porque mantivemos o branco – e elas voltam pro forno e queimam a 1260 graus. No caso das minhas peças com a Paola, tivemos uma terceira queima, para fixar o decalque da estampa.”

Moldes usados para as peças de Nicole Tomazi com Heloisa Galvão

No caso das peças de Nicole Tomazi, o desafio foi trabalhar os moldes. “Tem que trabalhar todos esses “dentes” que ficam, porque ele prende e rasga. Eu não sabia disso. Aí eu fiquei trabalhando diariamente esses moldes para aparar essas arestas, mas sem deixar perder a riqueza da textura e da trama… E tivemos várias perdas, porque rasgou muitas vezes… Teve bastante retrabalho até chegar nesse resultado”, conta Nicole Tomazi. No caso dos vasos modulares, cada módulo foi moldado separadamente, e quando eles ainda estavam molhados, eram colados usando a mesma porcelana líquida, compondo os conjuntos.
Felizes com a experiência e com os produtos que dela resultaram, as cinco designers saíram deste processo com novos aprendizados, a amizade fortalecida e um resultado que, além de lindo, é inspirador, pois mostra que a colaboração é uma ferramenta poderosa para a criação autoral.

As parceiras; a partir da esq.: Nicole Tomazi, Paola Muller, Heloisa Galvão, Luiza Toldi e Nicole Toldi

 

2 comentários em “Design no feminino

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.