Daan Roosegaarde cria torre antipoluição

Tempo de leitura: 3 minutos

E se, em vez de poluir, as máquinas criadas pelo homem servissem para limpar a atmosfera? Pois foi a partir dessa ideia que o holandês Daan Roosegaarde desenvolveu a Smog Free Tower. Trata-se de um projeto visionário: uma torre que, usando uma tecnologia patenteada de íons (hoje já empregada em hospitais e, por isso, testada e segura), retira a poluição do ar ao seu redor, criando “bolhas” de ar limpo em lugares públicos.

Com 7 metros de altura, a primeira torre foi construída em Rotterdam, na Holanda, e tem a capacidade de limpar 30 mil metros cúbicos de ar por hora. E o melhor: não consome mais eletricidade do que um aquecedor de água, e só usa energia limpa.

Como se isso tudo não bastasse, Roosegaarde ainda desenvolveu um belo souvenir para tornar esse “ato de limpeza” mais tangível. São anéis e abotoaduras que exibem as partículas de poluição coletadas nesse processo – a poluição preenchida com carbono é comprimida e incrustada em um cubo de acrílico. Em cada peça de joia, são usadas partículas resultantes da purificação de mil metros cúbicos de ar poluído.

Lançada no mês passado em Rotterdam, a primeira torre foi viabilizada por meio de crowdfunding e espera-se que novas iniciativas aconteçam em cidades como Pequim, Mumbai, Cidade do México, Paris e Los Angeles.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.