Salão Design 2015 divulga premiados

Tempo de leitura: 8 minutos

Criado em 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves como forma de levar mais criatividade e inovação à indústria moveleira, o Salão Design é uma das premiações de design mais importantes do Brasil. A iniciativa, já em sua 19a edição, permite a participação de projetos vindos de outros países da América Latina. Este ano, foram premiados 15 projetos e concedidas duas menções honrosas.
Este ano, a comissão julgadora foi composta por Gláucia Binda, Ilse Lang, Isabela Vecci, Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo, que analisaram fatores como originalidade, fidelidade do produto em relação ao projeto apresentado, forma e função, ergonomia, acabamento, segurança e sustentabilidade.
O júri revelou ter percebido “um interesse maior dos concorrentes no uso da madeira em seu acabamento natural, com muitos projetos explorando a diversidade de espécies brasileiras”. Fato reforçado por Vera Rauber Coradin, ecóloga do Serviço Florestal Brasileiro, que apontou o grande número de concorrentes ao Prêmio Madeiras Alternativas neste ano, o maior já visto: “Pelo menos 14 projetos estavam aptos a levar o prêmio. É realmente uma conquista do ponto de vista ambiental”. A preocupação com a sustentabilidade, aliás, “vem deixando de ser diferencial para se tornar comum à maioria dos projetos incritos”, aponta a diretora do prêmio, Cristiane Silveira.
Este ano, pela primeira vez os premiados (mostrados a seguir) e finalistas serão apresentados ao público em São Paulo, durante o Design Weekend (DW!), que acontece de 12 a 16 de agosto.

Banco Sela
Design Ricardo Graham Ferreira (Nova Friburgo, RJ)
Categoria: Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro* | Modalidade: Profissional
*Também contemplado com o prêmio Madeiras Alternativas. Madeiras identificadas: Peltogyne SP (roxinho) e Aspidosperma SP (peroba)
“Banco individual de três pés originalmente desenhado para ser usado em situações onde é necessário sentar-se e levantar-se com frequência. As peças, todas numeradas, são feitas em variadas madeiras maciças tropicais e trabalhadas com ferramentas manuais e elétricas. O assento é inteiramente modelado à mão livre.”

 

Frida
Design Carolina Starke e Andrea Zanocchi (Blumenau, SC)
Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Profissional
“Um móvel personalizável e desmontável que dispensa ferramentas e manual de instruções. Seu sistema de montagem é totalmente intuitivo e o travamento se dá por um único parafuso borboleta.”

 

Buffet Brise-Soleil
Design Gustavo Bittencourt (Rio de Janeiro, RJ)
Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Profissional
“O buffet Brise-Soleil foi inspirado nos brises e sua beleza e expressão formal são marcantes. Faz uma referência às obras realizadas entre os anos de 1930 e 1960, sendo, portanto, uma breve homenagem a este elemento tão inspirador da nossa cultura arquitetônica.”

Nido (menção honrosa)
Design Rosina Secondi, Victoria Scola, Julian Martin e Daniel Appel – Estudio Claro (Montevidéu, Uruguai)
Categoria: Móveis para Escritório e Home-Office | Modalidade: Profissional
“Este pequeno escritório portátil cria um espaço íntimo e apropriado para o trabalho, favorecendo a concentração e a ordem. Seus diversos compartimentos auxiliam a acomodar objetos do dia a dia. Um compartimento oculto foi criado para ocultar fios e carregadores, ligando-se a um dos pés da mesa, onde há uma canaleta para organização dos fios.”

 

ICZERO2
Design Indio da Costa Design para PNAPLES (Rio de Janeiro, RJ)
Categoria: Móveis para Área Externa | Modalidade: Indústria
“A ICZERO2 é uma cadeira com formas sinuosas, orgânicas e, ao mesmo tempo, alongada e perfilada. A peça é injetada em polipropileno com assistência de gás, aferindo estrutura à forma. Com uso de um polímero comum e de baixo custo, ela atinge alta resistência e grande beleza. Resistente aos raios UV, a cadeira pode ser usada em ambientes externos e internos.”

 

Solem
Design Gabriela Kuniyoshi e Vinícius Lopes (Estúdio Ninho) para Móveis Reeps (Lajeado, RS)
Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Indústria
“Uma peça de múltiplas funções. Ao mesmo tempo em que desempenha a função de espelho, também soma as funções de mesinha de apoio, porta-objetos e luminária. Acionada por uma cordinha liga/desliga, proporciona luz indireta e agradável. Tem apenas duas pernas e fica apoiada em ângulo na parede.”

 

Mineral
Design Victoria Apud e Florencia Apud – Escuela Universitaria Centro de Diseño (Montevidéu, Uruguai)
Categoria: Acessórios Domésticos | Modalidade: Estudante
“As peças atingem uma função que excede a principal utilidade. A linha é composta por um recipiente para servir comida à mesa, um destinado a guardar alimentos e que é fechado hermeticamente e uma tigela para preparação de saladas individuais, cuja tampa serve como tábua para picar legumes.”

 

Banco Ratoeira
Design: Mariana Betting Ferrarezzi e Roberto Hercowitz, Em2 Design (Rio de Janeiro)
Categoria: Móveis para Área Externa | Modalidade: Profissional
“Assim como o objeto que inspira o design dessa peça, o travamento da madeira do assento se dá pela ‘alavanca’ ocasionada pela divisão dos tubos dos pés. Garantindo suavidade e leveza, a madeira maciça do assento foi arredondada e boleada, o que traz ainda mais contemporaneidade ao projeto.”

 

Banco Sela
Design: Mariana Betting Ferrarezzi e Roberto Hercowitz – Em2 Design (Rio de Janeiro)
Categoria: Móveis para Dormitório | Modalidade: Profissional
“Os assentos formados por peles de couro natural remetem ao universo do campo. A base, com blocos maciços de madeira, reforça a rusticidade daquele ambiente. A utilização de técnicas e estilo da marcenaria tradicional faz com que a peça, embora de estética contemporânea, transmita ares de móveis brasileiros clássicos dos anos 1950 e 1960.”

 

Luminária Anatole
Design: Carlos Alberto Gritenas Quiroga (Santos, SP)
Categoria: Iluminação | Modalidade: Profissional
“Trata-se de uma luminária decorativa de chão, que produz luz indireta. Seu design foi criado para produzir uma iluminação cênica, que ajude a evidenciar a própria forma da luminária. Circular, remete a um eclipse, quando acontece um jogo de luz e sombra. Essa mesma forma permite direcionar a luz para diferentes locais, conforme se gira a luminária.”

 

Cadeira Tímida (menção honrosa)
Design Pedro Paulo Venzon Filho pra A Lot Of Brasil (São Paulo, SP)
Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Indústria
“A motivação da criação de Tímida é a releitura do aço na movelaria brasileira, notadamente dos anos 1950. Quanto às formas, tímida foi pensada para criar uma relação direta com os sujeitos. Seja pela possibilidade de observar formas humanas na peça, seja pela capacidade de forjar novos usos, como a utilização de suas ‘costas’ como ‘alça’.”

 

Coifa Pura
Design Davide Adriano e Gabriele Adriano com equipe PED Cinex para Cinex (Bento Gonçalves, RS)
Categoria: Acessórios Domésticos | Modalidade: Indústria
“A coifa é prática, com design diferenciado, possibilitando a personalização de cores e medidas para estar em sintonia com a cozinha moderna e contemporânea. É a primeira coifa do mundo a ter cinco filtros, um em cada lado do produto, possibilitando maior e melhor purificação do ar. Pode ser suspensa sobre uma ilha de cozinha ou fixada na parede.”

Banco Itararé
Design Tarcio Schwarz Borgo e Mairê Azevedo Ramazzina – PUC Rio (Rio de Janeiro)
Categoria: Móveis para Área Externa | Modalidade: Estudante
“Feito de concreto armado e madeira maciça, o banco propõe uma solução interessante que dá ao ambiente um ar mais moderno. O nome Itararé, de origem tupi-guarani, significa pedra que o rio cavou. Na verdade, pode ser usado como mesinha, banco, apoio para jarros de plantas ou até mesmo apoio para alcançar locais mais altos.”

 

Banco Fragata
Design: Dimitrih Correa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Estudante
“O banco alto de bar Fragata traz um sistema simples e independente de regulagem da altura do apoio para os pés, inspirado nas cordas das embarcações. O sistema permite regular três alturas. A geometria do objeto com linhas oblíquas remete aos navios fragata, assim como a vista lateral do banco, inspirada no perfil da ave de mesmo nome.”

 

Luminária Arco
Design Fernanda Couto Anjos – PUC Rio (Rio de Janeiro)
Categoria: Iluminação | Modalidade: Estudante
Também contemplado com o prêmio Professor Orientador, para Marcelo Massaharu
“O conceito gerador desse projeto é construir uma luminária na qual o usuário possa definir a forma e a direção da luz. A função é contribuir para a iluminação do ambiente, sendo, ao mesmo tempo, uma peça-chave na sua decoração. O objeto pode ser manipulado para ser pendurado na parede ou colocado sobre mesas.”

 

Escada e Mancebo Girafa
Design: Noemi Saga e Fernando Kazuo Ikeda – Nomina Design (São Paulo, SP)
Categoria: Acessórios Domésticos | Modalidade: Profissional
“É um móvel versátil e prático, cujo nome explicita sua função principal: alcançar lugares mais altos de maneira eficiente e segura. Além de ser uma peça útil, também funciona como artigo de decoração e pode ser utilizado como banquinho, mancebo, escada e como a imaginação do usuário desejar.”

 

Pisac/Nimbos
Design: Ernesto Torriano (Cordoba, Argentina)
Categoria: Móveis para Escritório e Home-Office | Modalidade: Profissional
“A prateleira para biblioteca Pisac é uma proposta de peça versátil com acesso bilateral, que procura setorizar espaços de escritório ou kitnets. Com a intenção de usar um pequeno volume de matéria-prima, o sistema é gerado a partir de módulos em ‘H’ e pequenos armários assimétricos independentes.”

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.