Jardim democrático

Tempo de leitura: 4 minutos
Por enquanto, é preciso ter “dedo verde” para se poder cultivar um jardim assim…

Se você, como eu, não tem o dedo verde, mas adoraria ter um jardim como esse aí de cima, anime-se: no início deste mês, o site de crowdfunding Kickstarter lançou o projeto do Edyn, um sistema inteligente que promete monitorar todos os fatores envolvidos no sucesso de um jardim, seja de flores, frutas, ervas, vegetais ou até plantas medicinais. Em menos de dois dias, o projeto atingiu (e ultrapassou) sua verba-alvo de 100 mil dólares – e não é à toa, pois o projeto é bacanérrimo.

Edyn Garden Sensor
Edyn Garden Sensor

Tudo começou quando o jovem cientista de solos Jason Aramburu procurou o designer Yves Béhar para que, juntos, desenvolvessem um sistema inteligente que facilitasse os cuidados do jardim. “Um jardim é uma entidade viva, que respira. As plantas têm necessidades específicas e, à semelhança dos humanos, cada uma delas é única. O que é bonito e complexo em um jardim é que vários fatores estão envolvidos no seu sucesso: nutrientes, água, luz solar, a terra, o local, o clima…”, analisa Yves.
Em resposta à complexidade do problema, surge uma ideia simples e profunda: “deixar a terra falar conosco e nos dizer do que ela precisa”, conta o designer. Assim, com a tecnologia de sensores para plantas desenvolvida por Jason Aramburu, a ideia era criar uma comunicação fácil entre a natureza e seu cuidador, para que a pessoa pudesse ver especificamente de que suas plantas precisam, projetando, ao mesmo tempo, algo que fosse bonito no contexto do jardim”, explica o designer.

Interfaces do aplicativo
Interfaces do aplicativo

A solução foi criar um equipamento que se insere no solo como uma vareta e, parecendo brotar da terra, cria um link visual entre natureza e tecnologia. O “caule” (sensor) lê a fertilidade e hidratação do solo, assim como a temperatura, a umidade do ar e a luz solar. Os dados, então, são transmitidos por wi-fi a um aplicativo, dando ao “jardineiro” todas as informações necessárias para criar o jardim perfeito. O sensor não apenas indica as necessidades atuais do solo, mas também recomenda as plantas mais adequadas para o seu jardim. “Esteticamente, nós integramos a forma de diamante do produto ao app, para uma experiência visual fluida”, complementa Yves.

Edyn Garden Sensor (à esq.) e Edyn Water Valve (à dir.)
Edyn Water Valve

Pensando em aprimorar a experiência, foi criado um equipamento complementar, o Edyn Water Valve, que se liga ao sistema de irrigação do jardim. Assim, quando o sensor ler que o nível de hidratação do solo está baixo, a válvula de água automaticamente ligará os irrigadores. Para melhorar, Edyn Garden Sensor e Edyn Water Valve são alimentados por energia solar – a mesma que alimenta as plantas ao seu redor.
Por enquanto, os equipamentos podem ser adquiridos via Kickstarter. Mais informações em www.edyn.com

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.