Design para durar

Tempo de leitura: 3 minutos
Elegância e atemporalidade na cadeira de balanço Licci, um dos lançamentos da coleção 2014 de Jader Almeida para Sollos

A atemporalidade como valor. Eis o mote da conversa que tive com Jader Almeida ontem, por ocasião do lançamento de sua nova coleção para a Sollos. O designer catarinense fez questão de enfatizar sua preocupação com a criação de móveis e objetos que não sejam sujeitos a modismos. As peças são, como sempre, marcadas pela elegância da forma, pela atenção à funcionalidade e pelo cuidado na execução.
Na mostra, montada em um espaço no bairro paulistano de Moema especialmente para apresentar as novidades a jornalistas, lojistas e arquitetos, peças fresquíssimas dividiam espaços com produtos já existentes, mas com novos acabamentos – destaque para o brilho dourado do latão, que surge como novidade em boa parte das peças e interage perfeitamente com a delicadeza das formas criadas por Jader.
Também é bacana observar os desdobramentos projetuais, como explica o designer: “uma mesinha pode virar uma luminária, cujo pegador pode ser usado em outra mesa”. Esse recurso ajuda a dar ainda mais unidade ao desenho da coleção.
A seguir, os lançamentos que mais atraíram nossa atenção (minha e de outros integrantes da Casa Vogue que visitaram a mostra).

Lâmpadas que parecem flutuar nas luminárias de mesa Tokyo
ouro e naturalidade marcam presença nos lançamentos, caso da poltrona Dora e do revisteiro Teca. A mesa Jardim (à esq.), já existente, ganhou novo acabamento
Outra versão da poltrona Dora: em escala reduzida, aqui utiliza tecido com estampa de Paul Smith
Cabideiros Appe: elegância e delicadeza em latão
O latão também se destaca na luminária Mush
As linhas retas da base (extremamente estável, aliás) contrastam com o assento orgânico na banqueta Easy
Revisteiro Tork: design minimal e sofisticação na escolha dos materiais
Mesinhas Mush, de vidro soprado: aqui, uma “colônia de cogumelos” faz as vezes de mesa de centro
Luminária Penn: partindo do princípio do pêndulo, pode ser ajustada para cima ou para baixo, além de girar livremente

Durante a semana de design de Milão, uma seleção de peças desenvolvidas por Jader Almeida para a Sollos desde 2004 (ano em que assumiu a direção criativa da empresa) estará exposta no charmoso bairro de Brera, na mostra Good News from Brazil. Para quem quiser conferir, segue o endereço: via Lanza, 4. De 8 a 13 de abril, das 10 às 20h.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.