Uma imagem para a sexta… (#52)

Tempo de leitura: < 1 minuto

A imagem dessa sexta é um clique inspiradíssimo do mineiro Fábio Cançado. Essa foto integra a mostra A Visita do Olhar da Sombra, que segue até 06 de setembro no Gabinete D, em São Paulo, na qual o fotógrafo explora um elemento-chave da fotografia: a sombra. Nesta série, Cançado elege a burca – uma espécie de “sombra tridimensional em movimento”, como ele próprio descreve – como objeto.

A foto aí de cima mostra uma figura feminina vestida com uma burca espelhada (feita especialmente para o projeto) e me chamou atenção pela estética, mas também tinha me deixado bem intrigada. Então resolvi perguntar ao Fábio Cançado qual tinha sido a motivação dele para essa foto. E ele me contou o seguinte:

“O espelho é uma interpretação ao contrário da burca como sombra. Esta é uma mancha fechada que não reflete nada. No caso, aqui, criei uma espécie de ‘fantasia da reflexão’. O espelho reflete a luz e a realidade. E a própria ideia do lago – e desta figura à beira dele, uma espécie de narciso – também brinca com a ideia da reflexão”.

Belo incentivo para um fim de semana iluminado, não?

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.