Aconteceu ontem, Museu da Casa Brasileira, a entrega do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário. O evento foi bem descontraído: os mestres de cerimônia foram Paulinho Serra, Tatá Werneck e Rodrigo Capella, do programa “5ª Categoria MTV”, que antes de revelar os vencedores arrancaram gargalhadas do público com uma apresentação de humor de improviso.
O primeiro lugar foi para o projeto Kid’s Block, de Aline Karlovic Burgos (FAAP), orientada pelo professor Milton Francisco Junior. Com duas peças, o móvel pode funcionar como cadeira ou como estante, quando empilhado (para isso, basta destacar o assento, invertê-lo e encaixá-lo à parte inferior da base).
A cadeira empilhável Rox, criada por Paula de Souza Cruz (UNESP) com orientação do professor Claudio Roberto y Goya, recebeu o segundo lugar. Paula contou que a ideia era propor uma peça simples, barata e de fácil produção, mas sem perder o apelo estético. Executada em MDF, a peça seria pintada e teria as laterais em MDF tratado, sem pintura, para evitar o desgaste da mesma, que surgiria graças ao contato durante o empilhamento.
E o terceiro lugar ficou com a proposta de Pollyana Fuzer Polsaque, orientada pelo professor Marcelo dos Santos Forcato (Universidade Estadual de Maringá – UEM). Voltado para o público infantil, Senta-João é composto por várias almofadas em forma de argola, de diversos tamanhos, que podem ser empilhadas em uma estrutura que funciona como o brinquedo joão-bobo. Simpatizei com a ideia porque une o útil ao agradável: ao aliar organização e diversão, o projeto estimula os pequenos a arrumar sua própria bagunça de um jeito lúdico. O mesmo conceito poderia ser adaptado para bóias de piscina, me disse Pollyana depois da premiação.
O júri também destacou quatro outros trabalhos, que receberam menção honrosa:
-
Banqueta Inseto, de Hilton Palácio Escobar (Universidade Positivo do Paraná), com orientação de Dulce Albach;
-
Herbário Helicônia, de Lincoln Barbosa Silva (SENAC-SP), orientado pela professora Marcella Ocke;
-
Puffle, de Nathalia Siqueira Totti (UNESP), com orientação de Claudio Roberto y Goya;
-
Cabideiro Circo, de Marcela Moraes de Vasconcelos (UnB), orientada pelo professor Dimitri Lociks.
Os produtos acima superaram 49 finalistas – no total, foram 434 projetos inscritos, de 90 universidades. Parabéns aos jovens designers!!
Ah, e o mote da próxima edição do concurso já foi definido. Agora será a vez da multifuncionalidade. Achei ótimo… e já estou curiosa pra ver os premiados do ano que vem! 😉
(Fotos @designdobom – exceto a segunda e a quarta, gentilmente fornecidas pela assessoria de imprensa da Tok&Stok)
parabens Pollyana Fuzzer Polsaque amiga que eu amoooooo…vc merece mesmooo!!!!!Mto orgulhosa de vc!!!!!Bjus cristina!!!