Segurança invisível

Tempo de leitura: 3 minutos

Já falei algumas vezes aqui sobre o aumento do uso das bikes como meio de transporte urbano, e a ideia realmente me agrada, por várias razões (embora ache que as condições em muitas das cidades brasileiras não dão segurança ao ciclista…).

Bike na cidade

Mas o fato é que com a onda ecofriendly as bikes assumiram um status de objeto cool. E com isso cada vez mais bicicletas interessantes – algumas versáteis, outras lindas – têm surgido por aí. Mas se tem uma coisa que não é nada cool é o capacete, né? Imagina a moça aí de cima, toda estilosa, usando um capacetinho desajeitado…  Por outro lado, a proteção é super necessária, e isso não se discute.

Hovding Helmet 1'

E aí que eu achei o máximo quando vi o capacete Hövding, projetado pelas designers suecas Anna Haupt e Terese Alstin – na minha opinião, os suecos dão show quando se trata de design para a qualidade de vida. Acho que  esse produto tem tudo pra decretar a aposentadoria definitiva dos tradicionais capacetes de bike.

Depois de fazer uma pesquisa com os ciclistas nas ruas (e eles normalmente estavam sem o capacete), Anna e Terese descobriram que as pessoas não usavam o apetrecho por várias razões, mas boa parte delas envolvia a aparência (ou o próprio capacete era considerado feio, ou seu uso estragaria o cabelo, e assim por diante…). E uma das pessoas disse que queria um capacete invisível – foi a  partir daí que surgiu o conceito do Hövding: usado ao redor do pescoço, parece uma gola alta, mas funciona como um airbag que envolve a cabeça no momento de um acidente. Todas as pessoas aí de baixo estão usando o “capacete invisível” – os dois modelos disponíveis:

original_ro-herr

original_cc-dam original_cc-herr

Mas o principal é que esse capacete parece absorver o impacto de um jeito bem mais eficiente que os tradicionais, de isopor. Pra conferir o funcionamento, vale dar uma olhadinha no video abaixo:

Design do bom é aquele que melhora a vida das pessoas… E se puder ser com estilo, melhor ainda!!

(Via TreeHugger e Hövding; foto do alto by moriza/Flickr)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.