Design para download?

Tempo de leitura: 2 minutos

O Droog tem a vanguarda no sangue. Desde seu surgimento, em 1993, o coletivo holandês de design criado por Renny Ramakers e Gjis Bakker se caracteriza pela inovação e agora não é diferente. Eles anunciaram, em seu site, que estão trabalhando num projeto chamado Downloadable Design. A ideia é basicamente que o consumidor, em vez de comprar seu móvel em uma loja, baixe o desenho técnico e mande produzir a peça em um fabricante perto de si. Eis um trecho do comunicado:
“Em colaboração com a Waag Society, Droog está trabalhando com uma rede de desginers, distribuidores digitais, fabricantes e fornecedores de matéria-prima (…) para desenvolver novos modelos de negócios e design de produtos para [o projeto] Downloadable Design. Por meio de uma plataforma de alcance mundial para a distribuição do design, dois pilotos serão implementados para testar os modelos e designs desenvolvidos.”
As vantagens seriam várias, a começar pelo aspecto sustentável da coisa: ao serem produzidos por fabricantes locais, os produtos não apenas demandariam menos transporte (o que reduz custos e tem menos impacto ambiental), mas também incentivariam as economias regionais.
A ideia é bem interessante, embora sua implantação pareça bastante complexa. Mas devo admitir que, quando se trata do Droog, não consigo duvidar de que seja possível. Provavelmente eles devem envolver técnicas de prototipagem rápida no processo produtivo (isso é o que eu acho, eles não divulgaram nada nesse sentido).
O projeto ainda está em fase de design e desenvolvimento; mais novidades devem ser anunciadas em breve.

(Fonte: Droog)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.