Marcel Wanders fala sobre o seu trabalho

Tempo de leitura: 3 minutos

Desde que comecei a trabalhar com jornalismo de design (ainda no século passado – rá!), sempre gostei do trabalho do holandês Marcel Wanders, seja com o coletivo Droog (no início de sua carreira internacional), como diretor de arte da empresa Moooi ou ainda com a própria empresa.

Video_2

Depois de ver um vídeo no site dele, que mostra uma entrevista que Wanders deu a Amy Devers para o programa Designer People, posso dizer que fiquei ainda mais “fã” do moço. Abaixo destaco alguns trechos da fala dele no vídeo, e que traduzem bem a sua filosofia de trabalho:

“Nós [os designers] somos capazes não apenas de criar formas, mas de criar uma visão, criar novas maneiras de se olhar para as coisas.”

“Não é o papel do designer criar coisas fabulosas, novas, bonitas e inovadoras”?

A funcionalidade é supervalorizada. As pessoas precisam de coisas pela funcionalidade, é claro. (…) Você pode me pedir para projetar uma piscina, e eu venho com meus desenhos e lhe digo: ‘veja, você pode nadar nela’. Você vai pensar que eu sou louco. O que quero dizer é: você não quer uma piscina apenas para nadar nela, você quer sentar próximo a ela, convidar seus amigos…”

A criação de Wanders é super autoral, seja como designer de produto, de interiores ou diretor de arte. Seus projetos trazem sempre uma carga conceitual e, frequentemente, uma pitada de humor, e envolvem muita experimentação, caminho pelo qual o designer chega a produtos realmente inovadores. (Abaixo, alguns dos meus preferidos: a cadeira Knotted, o vaso Egg e a poltrona Crochet).

Wanders_favoritos

Já quando se trata de interiores e arquitetura (o vídeo mostra alguns deles), a meu ver o estilo “barroco” de Wanders fica meio pesado demais, mas em geral seus ambientes fazem bastante sucesso. E como diretor de arte, seu talento é indiscutível: a Moooi faz sucesso desde o lançamento da marca, graças ao mix de produtos selecionados por Wanders e também às ousadas campanhas de marketing (abaixo), criadas por ele em conjunto com o fotógrafo Erwin Olaf.

Anuncios Moooi

O vídeo tem também a participação de pesos-pesados do design como Ross Lovegrove (designer britânico), Renny Ramakers (co-fundadora do Droog) e Paola Antonelli (curadora de design do MoMA de NY), que falam sobre Wanders e sua obra. O programa Designer People com Marcel Wanders tem 23 minutos e pode ser assistido no site do designer (clique aqui).

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.