Plugue dobrável é o grande vencedor do Brit Insurance Design Awards 2010

Tempo de leitura: 2 minutos

Que o Folding Plug, criado pelo designer  Min-Kyu Choi (acima), era um fortíssimo candidato a vencedor geral do Brit Insurance Design Awards deste ano, era quase óbvio. Mas agora, que o resultado final acaba de ser anunciado (os vencedores de cada categoria foram divulgados no início do mês, veja post), é muito bom ver um produto inovador ser reconhecido. Venceu o melhor!
No site da BBC, a manchete do prêmio provoca: “Plugue dobrável supera Alexander McQueen em premiação de design”. Ainda bem que uma premiação deste alcance não abriu mão do seu papel de reconhecer os melhores produtos para se transformar em uma homenagem póstuma. McQueen era um fashion designer e tanto, sua perda foi realmente uma lástima (eu mesma fiquei em choque por alguns dias) e sua última coleção era, como o conjunto de seu trabalho, de altíssima qualidade, e merecia figurar como finalista do prêmio. Mas a proposta do Folding Plug mostra como soluções engenhosas podem fazer a diferença na vida do cidadão comum. E no fim das contas, não é esse o principal objetivo do design, melhorar a vida das pessoas?

“Ele está mostrando que o design pode tratar de projetar realmente bem as coisas simples do cotidiano e, neste caso, transformar algo que é universal e brutalmente feio”, afirmou o diretor do Design Museum, Deyan Sudjic, em entrevista ao Guardian. A transformação mencionada por Sudjic é tanta que, antes de conhecermos o produto criado por Min-Kyu Choi, seria difícil acreditar que um plugue de tomada seria o grande vencedor de um prêmio importante… Não é ótimo que a criação de um “simples” produto tenha o poder de mudar os conceitos que assumíamos como certos?

(Fontes: Brit Insurance Designs of the Year, Guardian.co.uk, BBC)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.