Domingos Tótora ganha exposição solo nos EUA

Tempo de leitura: 3 minutos

“Eu converso com a massa de papelão até o momento em que somente ela fala. Então eu me deixo levar até terminar a peça. Procuro a emoção antes mesmo da função.” A fala de Domingos Tótora evidencia sua total entrega ao processo de criação, um processo baseado na sensibilidade e na intuição.

Transitando entre o design e a arte, Domingos utiliza uma espécie de papel machê criado a partir de papelão reciclado (uma descrição bastante simplória, visto que a massa criada por Domingos tem alguns “segredos” que a tornam altamente resistente e durável) para criar móveis, objetos e esculturas de grande apelo visual e, especialmente, tátil – a vontade de tocar cada uma das peças é imediata. 

Agora, o designer-artista de Maria da Fé, pequena cidade mineira da Serra da Mantiqueira, amplia seu  reconhecimento internacional: a galeria Sage Culture, em Los Angeles, inaugura hoje a exposição  “Âmago – a essência do tempo”, totalmente dedicada ao seu trabalho. A mostra reúne peças inéditas, como as esculturas da série Âmago (foto acima) e os vasos da série Carbono (foto abaixo), outras já conhecidas, e também novas versões do banco Estação (agora em uma belíssima massa negra). 

Em cartaz até 22 de setembro, a exposição também é acompanhada de um livro e um curta-metragem.  (Fotos: Sage Culture Gallery / divulgação)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.