Depois do verdadeiro fiasco que foi a logo – ou tentativa de – criada para a Copa de 2014, finalmente o Rio de Janeiro (assim como o Brasil) vai poder se orgulhar da logomarca das Olimpíadas de 2016. Sem recorrer a clichês e a trocadilhos batidos, mas baseando-se no maior ícone da capital carioca, o Pão de Açúcar, a logomarca desenvolvida pela Tátil definitivamente me agradou.
Diferente da logo da copa, que me pareceu bastante aleatória e sem um embasamento conceitual consistente, neste caso o processo de desenvolvimento foi norteado por uma série de conceitos (explicitados no gráfico abaixo), boa parte dos quais se reflete visivelmente no resultado final.
“Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade. (…) O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca”, diz o site da Tátil.
Achei realmente animador começar o Ano Novo com uma notícia dessas… E vocês, o que acharam da marca das Olimpíadas no Rio?
(Via Tátil)
Leve, agradável, em 3D, boneco amarelo vibrante como carnaval, sem linhas retas, etc.
Lindo mesmo! Deu muito orgulho de ser brasileira, e carioca! Nao sei se vc ja viu, mas está rolando nas midias sociais uma possivel "inspiracao" para a logo. Nao entendo nada disso, só aprecio (sou farmaceutica). Dá uma olhada no site, Bjs, Camilla. http://www.telluridefoundation.org/
Oi Camilla,
Obrigada pelo comentário! Realmente existe alguma semelhança temática, e acho que a logo da Telluride Foundation até poderia ser uma referência, embora o Fred Gelli (diretor da Tátil) afirme que não.
Mas acho que há outros fatores bem singulares, como o fato dos personagens estarem interligados pelas mãos e pelos pés, num fluxo contínuo – a impressão que dá é que um está sustentando o outro ali (como disse um dos designers no video http://www.youtube.com/watch?v=qcDw2D-ncTA&feature=player_embedded, "se tirar um, os outros caem"). Isso eu achei bem bacana, e muito em sintonia com esse lado de integração e harmonia que é tão associado ao espírito olímpico.
Vale dar uma olhadinha na resposta do Fred Gelli quanto à semelhança entre as duas logos, aqui: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2011/01/criador-da-logo-rio-2016-reconhece-semelhancas-mas-nega-plagio.html
Abs e apareça!
😉
Acho que o que ela passa de principal é a autenticidade, apesar de ja existirem outros logos usando o Pão de Açúcar, isso é a Identidade do Rio. E a idéia de movimento que ela passa é uma jogada forte, é um indicativo das Olimpíadas.
bonito, mas longe de ser original.
matisse = telluride = rio 2016
Realmente muito bonito, pena que muitos vêm dizendo tratar-se de plágio de uma organização norte-americana, claro, apenas para rebaixar a criação tupiniquim. Certamente é o símbolo mais bonito e inovador de todas as edições dos jogos, além de sua simplicidade e leveza.
Se puder visite o meu blog e veja o que encontrei no site da agência que criou a logo.
Um abraço,
http://pensamentosduneto.blogspot.com/
Comparar o quadro "A Dança" do Matisse, o logo do Telluride Foundation e o logo da Olimpíada 2016 é uma baita falta de noção.
Talvez se estudar um pouco sobre danças circulares eles vão saber que esse conceito é universal e não exclusivo.
E também se souberem (ou tivessem feito) algo sobre logotipos, talvez conseguissem diferenciar conceitualmente (e não pontualmente) um e outro.
Só conseguem enxergar pessoas amarelas, verdes, azuis de mãos dadas… e só.
Estreiteza de visão, de conhecimento.
Quem critica esse logo talvez ganhasse mais (em coerência) criticando o logo da Copa… que é um lixo e dá vergonha.
Aliás, realmente parece alguém morrendo de vergonha e escondendo o rosto… eu teria. Bom, vou ter, afinal a copa vai ser aqui.
Em relação à Olimpíada fiquei sossegado. Dá pra ter orgulho.
É linda mesmo mas você deve denominar logotipo ou marca. O outro termo na verdade não existe.
Segundo aprendi nos tempos já longínquos (ai!) da faculdade, chama-se logomarca sim… e veja a definição do Houaiss:
logomarca ■ substantivo feminino
Rubrica: publicidade.
1 conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático)