Eu adorava brincar de Lego quando era criança (eu e a torcida do Flamengo!). Tá bom, não era Lego – era Hering Rast, que talvez seja um antepassado (olha eu aí entregando a minha idade)… O fato é que os brinquedos tipo Lego fazem parte da vida de muita gente, e provavelmente dos designers que criaram os produtos que estão nesse post.
O primeiro deles é essa mesa, criada pelo estúdio ABGC Architecture and Design a partir de 22.742 pecinhas de Lego. Babei, queria uma dessas em casa… ou mesmo no escritório (quem não gostaria de participar de uma reunião numa mesa dessas?).
Acontece que, como ser Geek está na moda (o sucesso de The Big Bang Theory é prova – ou causa? – disso), o Lego também agora é “in”, e tem baseado a criação de diversos produtos.
E a influência não fica restrita só ao design, mas atinge até mesmo o campo da arquitetura, como no caso da linha de blocos de construção Ecomat. Feitos com material 100% reciclado, os blocos proporcionam bom isolamento térmico e acústico, além de serem resistentes a terremotos (!), podendo ser usados para construções temporárias e permanentes.
Leves, os blocos não exigem equipe especializada para a montagem e possibilitam a construção em um ritmo bem mais rápido do que o sistema convencional. O vídeo abaixo mostra o funcionamento do sistema (está em italiano, mas as imagens dizem tudo)…
O sistema Ecomat foi apresentado na Semana do Design de Milão deste ano, durante a mostra “Sparkling: Ecologically Correct”.
(Fontes: Behance Network e Inhabitat)