Para a maioria dos estrangeiros, Brasil é sinônimo de samba, futebol e belas mulheres. Confesso que essa visão tão estereotipada e reducionista do nosso país lá fora me incomoda. E acho que isso me fez gostar ainda mais das embalagens desenvolvidas pela Greco Design para uma linha de balas criada para exportação.
As embalagens da linha Brazilian Delights, da Embaré, misturam duas referências riquíssimas da cultura brasileira: as lendas indígenas e a linguagem do cordel. Segundo o diretor de criação Gustavo Greco, a ideia de usar lendas indígenas surgiu a partir do “nome da empresa, Embaré, [que] significa ‘árvore saborosa’ na língua tupi guarani. E como o objetivo era destacar a brasilidade presente no produto, pensamos em contar a origem das frutas típicas do ponto de vista das lendas indígenas”.
Assim, os seis sabores da linha – açaí, cupuaçu, graviola, manga, papaya e pitanga – são embalados em sacos de lona crua com lindas ilustrações criadas com xilogravura. Cada uma retrata a lenda indígena respectiva ao surgimento de cada fruta. A árvore do mamão papaya, por exemplo, teria surgido depois de ter sido regada com as lágrimas da filha do cacique. “Um resgate da história do Brasil por meio dos sabores contidos no produto”, completa Gustavo. (No site do produto tem a descrição de todas as lendas ilustradas – só em inglês)
O vídeo preparado pela Greco Design explica bem o conceito do projeto, vale a pena assistir aqui: vimeo.com/91638871
Além dos saquinhos contendo 150 g, com sabores individuais, existe uma versão que combina todos os sabores. Esta embalagem é uma caixa de papelão, cuja abertura remete a uma árvore (a tal ‘árvore saborosa’ mencionada por Gustavo). Como se vê, nenhum detalhe passou despercebido.
Pena que a linha não vai ser vendida no Brasil (nem durante a copa!). Mas já está à venda em 47 países no mundo todo. Vou procurar na minha próxima viagem, for sure!