Esculturas lúdicas de Sara Rosenberg: arte para brincar

Tempo de leitura: 3 minutos


“Arte é oportunidade”. A frase, dita por Sara Rosenberg durante nossa visita à sua exposição inaugurada ontem no Museu da Casa Brasileira, faz todo o sentido quando olhamos para suas esculturas lúdicas, pensadas como um convite para as crianças não apenas entrarem em contato com o universo da arte e, mais do que isso, apropriarem-se delas. 

“Seria mais do que ‘é permitido tocar’”, provoca Sara, referindo-se ao aviso de “é proibido tocar”, tão comum nos espaços expositivos em geral. “Seria um convite explícito, um trampolim para a apropriação do momento, no espaço e no tempo. Em meu trabalho, quero sempre integrar, convidar o outro (…) a fazer parte da obra. A descobri-la, explorá-la por meio da curiosidade, das sensações físicas ao tocá-la, deslizar, entrar e sair, experimentar o dentro e o fora”, conta a artista. 

“Construídas em fibras de vidro, as esculturas são feitas para serem usadas igualmente por crianças com ou sem necessidades especiais. Como elas só se completam no movimento dos corpos sobre e através delas, estão disponíveis para – mais do que o toque – o livre uso”, analisa Adélia Borges, curadora da mostra. Abertas e interativas, as esculturas lúdicas de Sara “propiciam experiências estéticas e imaginativas e convidam as crianças para um brincar mais criativo”, nas palavras da artista.

Num contexto em que as cidades oferecem poucos espaços dedicados ao brincar, essa oportunidade é mais do que bem-vinda! “Mais do que tudo, o que queremos com esta exposição é, em consonância com os objetivos de Sara, ampliar os limites de desfrute do viver criativo”, arremata Adélia.

Então, fica aqui a dica: vá ao Museu, leve seus filhos, sobrinhos, netos… A mostra permanece em cartaz até 26 de março de 2023. Depois disso, as esculturas serão doadas a instituições que atendem crianças e desejem proporcionar essa experiência a elas.

(Fotos: Gabriel Melhado e Winnie Bastian)

Esculturas Lúdicas – Sara Rosenberg
Museu da Casa Brasileira: Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.
De terça a domingo, das 10h às 18h; sextas, das 10h às 22h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Entrada gratuita às sextas. 
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas

2 comentários em “Esculturas lúdicas de Sara Rosenberg: arte para brincar

  1. Winnie querida, me emocionei. Que linda matéria, que conexão imediata e sensível com você. Juntas por mais territórios de brincar, por mais oportunidades para acessar o universo da arte e do design. O Museu da Casa Brasileira, cada vez mais aberto, pertencendo a toda população. Só tenho a agradecer às vozes como a sua que se juntam para humanizar e alegrar nossas vidas.

    1. Oi Sara! Que bom tê-la por aqui!
      Foi uma alegria poder lhe conhecer pessoalmente e visitar a exposição ao seu lado, sou muito grata! Que muitas crianças tenham essa oportunidade de brincar com arte e enriquecer suas vidas! ♥︎

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.