Quando design emocional e racionalidade construtiva se unem… ♥︎
À primeira vista, a cadeira Tourinho chama atenção pela estrutura incomum: em vez de pernas, ela tem pilares (e com um desenho que faz lembrar um torneado). Ela transmite algo de imponente e até histórico, mas com uma estética obviamente contemporânea.
Para criá-la, o designer Daniel Jorge reuniu referências importantes em sua trajetória: “encontro em Salvador um estilo muito interessante, que é o estilo Manuelino — ele foi muito usado no mobiliário baiano. Então penso primeiro nos movimentos, nos três pilares, e sobre eles um material: o couro, que vem muito do meu avô, Sebastião, que era sapateiro”.
Achei ótima a forma como ele trabalhou essas referências: retirando excessos, mas mantendo a presença de cada uma — a “cascata” dos móveis manuelinos, o pesponto do couro… tudo discreto e na medida certa. E também me chamou a atenção o equilíbrio entre linhas retas e curvas, que ali se completam num diálogo afinado.
A cadeira Tourinho foi lançada essa semana pela +55design, marca focada em design brasileiro que completa um ano de existência. Além dela, achei vários outros lançamentos interessantes, vou mostrar mais por aqui em breve!
(Fotos: Peu Campos / divulgação)