Minimalismo autoral: ,Ovo lança a cadeira Paralelas na SP-Arte

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma espécie de “desenho no ar”, como se o grafite tivesse percorrido o espaço e aqueles traços tivessem ficado ali, flutuando… Essa foi a sensação que tive ao ver a cadeira Paralelas, criação de Luciana Martins e Gerson de Oliveira que a ,Ovo lança nesta SP-Arte Viewing Room, que começa amanhã (9.6.2021) e segue até domingo (13.6.2021) online.

“A gente queria uma cadeira extremamente leve, resistente, com um perfil delicado e preciso”, me contou Gerson hoje à tarde. Concisa e elegante, a cadeira Paralelas é a irmã mais nova da poltrona de mesmo nome, surgida em 2017, e consegue ser ainda mais esbelta, embora a matriz de pensamento e de linguagem seja claramente a mesma. Neste aspecto, vale destacar a “soltura” do assento em relação às pernas traseiras, o que acaba criando uma interessante impressão de “equilíbrio em risco” quando se olha a cadeira de perfil.

“Esse resultado só o metal poderia trazer, mas seu toque gelado nem sempre é o mais agradável ao corpo”, pontuou o designer, explicando o porquê da existência das “ripas” que repousam sobre os braços e descem pelas pernas frontais da cadeira. “Não é um adorno, mas um elemento funcional”, reforçou. Prova de que o velho ditado (“a forma segue a função”) pode ser usado, sim, com originalidade e ousadia. E viva o bom design brasileiro!


Fotos: Ruy Teixeira / divulgação

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.